Reportagem por Bárbara Cunha em 18 de julho de 2024
Publicado por Manuela Ferreira Lima de Souza
Diante dos desastres naturais que atingiram a região do Rio Grande do Sul, diversos artistas e influenciadores digitais de todo o país demonstraram solidariedade em relação às tragédias causadas pelas enchentes que inundaram as cidades. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, o número de pessoas fora de suas casas chega a 395,6 mil, totalizando 754 feridos e 134 pessoas desaparecidas. Ao todo, estima-se que 1,7 milhão de pessoas foram afetadas.
Segundo o governo federal, serão destinados 50,9 bilhões de reais para os esforços de recuperação da região, além do pagamento antecipado do décimo terceiro de 2024, o incremento do programa Bolsa Família, entre outros. No entanto, os verdadeiros heróis são as pessoas que, por meio da mídia, começaram a mobilização, a organização de campanhas de doações e arrecadação de fundos.
Grande parte da mobilização ocorreu devido à propagação das informações e notícias pelas mídias, com foco em influenciadores e famosos que influenciaram seus fãs e seguidores por meio das redes sociais: ex-participantes do Big Brother Brasil, como Davi Brito, Thelma Assis, Amanda Meirelles, Marcela MC Gowan, o surfista Pedro Scooby e seus companheiros de esporte foram alguns dos envolvidos. Um exemplo marcante desse esforço conjunto foi o uso de jet-skis, como relatou Cesarano após um dos resgates: “Não ficou ninguém… Nem mesmo o cavalo no terraço. Foi uma situação intensa, mas a satisfação de vê-lo salvo e bem cuidado é indescritível”, mencionou, também, a presença de uma equipe médica veterinária e de outros voluntários.
Famosos como o youtuber Felipe Neto, a primeira dama, o humorista Whindersson Nunes, Gisele Bündchen, Anitta, João Gomes, Gusttavo Lima, Ivete Sangalo e Pocah contribuíram largamente na arrecadação de dinheiro. Além deles, figuras como o jogador Neymar, Virgínia Fonseca e Graciele Lacerda também arrecadaram recursos. O sensível momento ganhou visibilidade no exterior, e contribuições da fundação da artista Beyoncé “BeGood”, do ator Terry Crews, do cantor Louis Tomlinson, entre muitos outros, foram recebidas pelo Estado.
A comoção é gigantesca, o mundo inteiro está se compadecendo com a causa. A mobilização da população ao ajudar as vítimas e os afetados no Rio Grande do Sul demonstra a empatia dos brasileiros, destacando a integridade da nação verde-amarela e sua união como um país, que, apesar de grande e diversificado, é uno. Todavia, as vítimas da catástrofe ainda são numerosas e há previsão de mais chuvas na região. Dessa maneira, é fundamental que todos persistam ajudando como puderem.
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos