Tchaikovsky:O Compositor Gênio

Reportagem por Brunna Alencar em 11 de abril de 2025


Publicado por Mariana Carvalho Freire

 Piort Ilitch Tchaikovsky, popularmente conhecido apenas como Tchaikovsky, nasceu em 7 de maio de 1840 em Votkinsk, Rússia. Aos seus 4 anos de idade compôs a sua primeira obra, chamada “Nossa Mamãe Em Petersburgo” juntamente com sua mãe. Quando tinha apenas 14 anos, sua mãe morreu de cólera, isso levou Tchaikovsky a fazer sua primeira composição séria, uma valsa em homenagem de Aleksandra Andreievna.

      Se graduou na Escola Imperial de Jurisprudência aos 19 anos, após um mês foi nomeado para o Ministério da Justiça, seis meses depois se tornou assistente júnior e dois meses depois, assistente sênior. Em 1862 se matriculou no Conservatório de São Petersburgo, inaugurado nesse mesmo ano, e fez parte de sua primeira turma. Devido ao fato de dominar o piano, foi liberado de suas aulas, mas decidiu estudar flauta e órgão. O Conservatório mudou a vida de Tchaikovsky para sempre, o beneficiando de duas maneiras: o transformou em músico profissional, e apresentou a ele os princípios musicais europeus, mostrando que sua arte não era exclusivamente russa ou ocidental.

     Enquanto Tchaikovsky estudava no Conservatório a situação financeira de seu pai veio  a piorar, por isso ele começou a se manter com aulas particulares de piano, com alunos que eram encaminhados por Anton Rubinstein – que após alguns anos cita Tchaikovsky em sua autobiografia como “um compositor de gênio”. No final da década de 1860 ele começou a compor óperas, sua primeira obra foi “Voievoda”, que não deixou o compositor satisfeito, o levando a destruir a obra. Depois dessa, muitas outras foram destruídas ou esquecidas. A primeira ópera de Tchaikovsky que permanece intacta até os dias de hoje é Opritchnik”, que estreou no dia 12 de abril de 1874. Outras obras desta época incluem o ballet “O Lago Dos Cisnes”, e a ópera “Ievguêni Oniéguin.

      Entre 16 e 28 de outubro de 1893 conduziu a estreia de sua Sinfonia n.º 6 Pathétique, em São Petersburgo. Após 9 dias, acabou falecendo, em razão de cólera, supostamente atribuída por ter bebido água contaminada em um restaurante. Porém, muitos escritores falavam que a causa da morte de Tchaikovsky foi, na verdade, suicídio, mas nada foi confirmado. Até os dias atuais, suas obras são usadas e estudadas, principalmente em espetáculos de ballet. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo