Resenha do livro “Milagre dos Andes”

Resenha do livro “Milagre dos Andes”

Resenhsa por Laura Borges Goulart em 10/07/2021


Publicado por Maria Rita Mamede


Avião caído na Cordilheira dos Andes outubro do ano de 1972
A tragédia dos Andes foi uma verdadeira história de sobrevivência. AndesReprodução da imagem: Maestrovirtuale.com

           O livro “Milagre dos Andes”, publicado em 2006, foi escrito por Fernando Parrado, em parceria com o escritor americano Vince Rause. Nando, personagem principal, é um dos sobreviventes de um trágico acidente aéreo que aconteceu em outubro do ano de 1972 na Cordilheira dos Andes, no Chile. A obra trata-se de uma história bibliográfica, que narra a luta e a superação das adversidades enfrentadas pelos sobreviventes do acidente até que fossem resgatados.

           O voo da Força Aérea Uruguaia 571 saiu de Montevidéu em um avião fretado pela equipe de rugby formada por jovens atletas do time “Old Christian’s”, que participariam de um jogo em Santiago do Chile. Em razão do mau tempo, ao sobrevoar os Andes, houve uma colisão com um pico da cordilheira, em que o avião perdeu altitude e se partiu em dois. Parte dos passageiros foi sugada para fora da aeronave.

           A parte dianteira aterrissou de forma desastrosa, sendo que, dentre os passageiros que ali permaneceram, alguns morreram instantaneamente. Outros, como Nando que sofreu um traumatismo craniano e ficou inconsciente por três dias, sofreu várias lesões. Sua mãe e irmã morreram. O frio impediu que o cérebro de Nando inchasse e isso salvou sua vida. Quando despertou, percebeu que se encontrava num ambiente caótico.

           As privações sofridas pelos sobreviventes foram as mais variadas, indo do frio intenso, à falta de água e comida, bem como de medicamentos. Os passageiros não tinham roupas de frio adequadas às baixíssimas temperaturas dos Andes, que  podem alcançar os 30ºC negativos. 

           Apesar das privações, os sobreviventes não perderam as esperanças de serem encontrados por equipes de resgate. No entanto, dias após o acidente, conseguiram conectar um rádio e ouviram a notícia de que as buscas haviam sido encerradas. A partir desse momento, tiveram a consciência de que sua sobrevivência somente dependeria do esforço do grupo.

           O autor Nando, acompanhado de Marcelo, então estudante de medicina, tiveram participação decisiva no resgate do grupo. As ações empreendidas, sem treinamento e material adequado, somente podem ser explicadas a partir de um intenso desejo de preservação da vida.

           A leitura do livro é recomendada por se tratar de uma magnífica história de superação de adversidades. O livro inspira a enfrentar desafios, a saber recomeçar, e a compreender como é importante perseverar. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo