Estamos olhando para cima?

Estamos olhando para cima?

Resenha por Amanda Marques Moreno em 25 de abril de 2022


Publicado por Maria Clara Pedroza Santos

Filme Não Olhe Para Cima (Reprodução da imagem: Netflix
Filme: Não Olhe Para Cima (Reprodução da imagem: Netflix)

“Don’t look up” ou “Não olhe para cima”, em português, é o filme dirigido e roteirizado por Adam McKay que conta com grandes nomes do cinema como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Timothée Chalamet e, até mesmo, a cantora e atriz Ariana Grande que interpreta uma celebridade chamada “Riley Bina”. O longa possui classificação indicativa de 16 anos, 2h25min de duração, compõe o gênero de comédia e drama e chegou a plataforma de streaming, Netflix, dia 9 de dezembro de 2021.

Em 2022, a obra recebeu 4 indicações do prêmio mais importante do cinema mundial, o Oscar, sendo elas: melhor filme, melhor roteiro original, melhor trilha sonora original e melhor montagem, no entanto não venceu nenhuma. A história possui um enredo chamativo, especialmente por se aplicar a diversas situações da realidade, por exemplo a própria pandemia da covid-19, o que torna um filme pertinente para ser assistido no cenário atual. 

O filme retrata a descoberta feita por dois astrônomos, Kate Dibiasky e Dr. Randall Mindy, de um cometa que atingirá a órbita terrestre dentro de 6 meses, e,caso nada seja feito, o choque dele poderá extinguir a vida na Terra. Após entrarem em contato com as autoridades, Kate e Dr. Randall não são levados a sério, pois os interesses pessoais e financeiros dos governantes foram priorizados, por isso eles são taxados de mentirosos. Porém, quando o cometa se aproxima e os astrônomos pedem para a população olhar para cima e vê-lo, a presidente dos EUA inicia uma campanha para que ninguém olhe porque nada irá acontecer, o que não é verdade, visto que após a colisão o planeta é completamente destruído. 

Em primeira análise, o elenco chama atenção por contar com a participação de estrelas da saga Jogos Vorazes e do filme Titanic, entretanto, alguns personagens não foram bem explorados, como é o exemplo do Yule, interpretado por Timothée Chalamet, que teve uma participação medíocre ao final do filme. Enquanto outros personagens possuem subtramas nas quais tomam muito espaço do filme, tirando, assim, o foco da trama principal abordada pelo filme. Entretanto, a trilha sonora e a produção da obra são excepcionais, principalmente em relação aos efeitos especiais, competência necessária para esse tipo de filme. 

Apesar do filme deixar a desejar em alguns aspectos, ele é muito necessário quando visto com um olhar crítico, pois a situação exposta no enredo pode se encaixar em diversos cenários atuais. Onde pessoas negligenciam a ciência por conta de suas crenças e opiniões, e consequentemente “deixam de olhar para cima” e não conseguem enxergar o que está acontecendo ao seu redor. Dessa forma, o filme possui uma temática extremamente atual, e,por isso, merece ser assistido e analisado para que não tenhamos o mesmo final que eles.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo