Por que assistir ao filme Encanto, da Disney?
Resenha por Anna Beatriz Fleury Carvalho Sanchez em 6 de maio de 2022
Publicado por Vinícius Saad da Ponte
O filme “Encanto” foi produzido no ano de 2021, dirigido por Jared Bush e Byron Howard, produzido por Clark Spencer, Jennifer Lee, Nathan Curtis e Yvett Merino Flores e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. Ele pertence aos gêneros: Animação, Musical, Fantasia, Comédia e Família. O filme possui classificação livre, durando 109 minutos e com o elenco de vozes: Stephanie Beatriz, John Leguizamo, Wilmer Valderrama.
“Encanto” apresenta uma família dotada de poderes, que são utilizados para beneficiar a comunidade em que vivem. Mirabel Madrigal, a única da família que não possui o Encanto (poderes mágicos), vê-se em uma batalha interna para provar seu valor para a família. Ao descobrir que sua casa, também mágica, estava “morrendo”, tentou conversar com a sua família e principalmente com a sua avó (Alma). Entretanto, todos negaram o que estava acontecendo e, com isso, Mirabel — a protagonista — embarca em uma missão para desvendar seu passado, salvar sua família e descobrir os segredos do seu tão odiado e quase esquecido tio Bruno.
Alma ganhou seu poder após ter sobrevivido a uma guerra (que fez ela perder seu marido). Isso causou nela vários traumas, como um imenso desejo de garantir que tudo esteja sempre perfeito e de proteger sua comunidade a todo custo, gerando vários problemas psicológicos na família Madrigal. Luíza (irmã de Mirabel), com seu poder de força, possui grande ansiedade e tem medo de que não consiga aguentar as exigências da família.; Izabela (a irmã do meio), por ser a favorita da família, se sente na obrigação de ser sempre perfeita e se força a ser uma pessoa que ela não é… cada um dos membros possui problemas e Mirabel, sendo a única que percebe as dificuldades de todos, faz tudo que é possível para poder tornar os Madrigal uma família feliz de verdade.
Durante o enredo podemos perceber que a família transfere os problemas que estão acontecendo na casa e em suas vidas para Bruno (culpando o seu poder por tudo que acontece). Como ele foge de seu lar, a própria Disney cria uma música que representa a forma como a família lida com o problema: evitando falar sobre o Bruno. Ela mostra esse efeito através da letra da música: “We don’t talk about Bruno” (não falamos do Bruno), que não menciona as verdadeiras características dele, somente dos danos que causou.
O filme é extremamente bem humorado, com representatividade da cultura colombiana e com uma trilha sonora de arrepiar. Além disso, gera muitas identificações com nossas vivências pessoais e com os nossos comportamentos. A Disney também nos mostra que todos nós temos constantes problemas e conflitos e, assim como Mirabel, não temos poderes mágicos. Portanto, devemos enfrentar com soluções reais e possíveis nossas lutas diárias. Recomendo essa animação para todos aqueles que gostam de uma boa trama típica da Disney, com personagens cativantes e uma história envolvente que te deixará com um sorriso no rosto. Tenho certeza de que esse filme irá conquistar um espaço em seu coração.