Interestelar –  Você tem que deixar algo para trás

Resenha por Gabriel de Castro Paz Hausen em 2 de junho de 2022

Publicado por Marianna de Castro

Filme Interstellar
Interstellar (Reprodução da imagem por Wallpaper Abyss)

Interestelar é um célebre longa-metragem de ficção científica com elementos dramáticos e de ação. A obra dirigida e roteirizada por Christopher Nolan – aclamado diretor responsável por diversos projetos audiovisuais espetaculares, como: Inception, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Dunkirk, Amnésia e outros mais – foi lançada em novembro de 2014, e distribuída pela Paramount Pictures. Além da contribuição de Nolan, Interestelar conta com um elenco recheado de conceituados intérpretes de Hollywood, como Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine, Matt Damon, dentre outros.

ᅠᅠO enredo do filme se passa em um futuro não determinado, porém próximo, e acompanha Cooper (Matthew McConaughey), ex-piloto da NASA, que vive uma vida tranquila em uma fazenda com seus filhos. Em meio a um cenário catastrófico, no qual a humanidade sofre com graves crises ambientais, o protagonista é convocado para liderar uma expedição em busca de outro planeta que possa abrigar a população humana. Mesmo consciente de que talvez nunca reencontre sua família, ele aceita a nobre missão. Não obstante a urgência da problemática gradualmente exposta pelo diretor, temáticas pertinentes como: sustentabilidade, escassez de recursos, precariedade de educação, doutrinação, e negacionismo são retratadas de forma cuidadosa durante a apresentação do longa. Após a introdução, o caráter misterioso do roteiro bem como a melancolia intimista da obra tornam-se mais fortes e dão início ao drama concreto da trama, que se mostra eletrizante desde seu ponto chave. Todos esses fatores, em adição à maturação da interessante temática abordada pelo filme, desenvolvem o principal ideal da obra: “A única forma dos homens chegarem a algum lugar é deixando algo para trás”.

ᅠᅠApesar de se mostrar competente quanto à história a ser desenvolvida, o que mais se destaca em Interestelar é seu embasamento científico. O longa conta com a produção e sustentação teórica de Kip Thorne, renomado físico norte-americano, especializado no estudo das ondas gravitacionais. Por conta de sua formação acadêmica, Kip pôde auxiliar os produtores e artistas técnicos nas explicações de conceitos científicos e fenômenos cósmicos, fazendo com que as representações dos ambientes extraterrestres se tornassem as mais fiéis possíveis. O trabalho supracitado foi tão bem executado que os efeitos especiais de Interestelar ajudaram a comunidade científica a estudar as manifestações espaciais e corpos celestes com mais precisão. Os aspectos cinematográficos (fotografia e direção) de Interestelar, caracterizados pelo equilíbrio entre o uso de efeitos práticos e computação gráfica, aliados à genial trilha sonora composta por Hans Zimmer, – com destaque às músicas: No Time For Caution, Cornfield Chase e Day One – constroem uma atmosfera extremamente realista e grandiosa, que pode despertar aflição, e ao mesmo tempo curiosidade nos espectadores. Em função desses e outros diversos fatores, Interestelar é um projeto deslumbrante, e que deve ser visto por estudiosos, cinéfilos, amantes de dramas, admiradores de ação alternativa, ou qualquer outra pessoa que preze por uma experiência audiovisual completa.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo