Resenha do livro Garganta Vermelha

 Resenha do livro Garganta Vermelha

Resenha por Katarina Ribeiro Dantas em 15 de junho de 2022


Publicado por André Guerino

capa do livro ''garganta vermelha''
Capa do livro ”Garganta vermelha” (fonte: viagem literária)

 “Garganta Vermelha” é uma obra de ficção policial e um suspense escrita pelo autor norueguês Jo Nesbø e publicada pela primeira vez no ano 2000.

 O livro conta a história de Harry Hole, um detetive, e é o terceiro de uma coleção sobre os casos que ele estuda. Ao mesmo tempo, outra história é contada, que acontece no meio das trincheiras da Segunda Guerra Mundial.

Harry Hole, nascido em 1999, investigador da polícia de Oslo, trabalhava em um caso importante: garantir a segurança do Presidente dos Estados Unidos, enquanto o mesmo visitava a Noruega. Um erro, porém, leva ele a fazer algo que gerou uma reviravolta em sua vida profissional. Então, para encobrir o erro, Harry é transferido para trabalhar para a Polícia Secreta. 

Em um simples caso de tráfico de armas, Hole percebe que a descoberta de um rifle raro no lugar errado pode ir bem mais além do que um caso criminal comum. 

Daniel Gudeson, 1942, um soldado destemido, lutando por um futuro melhor: uma Noruega livre. Porém, ele é dado como morto em um ataque. 

  “Garganta Vermelha” é um livro que mexe constantemente com a sua cabeça e percepção de tempo e espaço. Ao começo, ele conta histórias confusas, misturadas e bagunçadas. Então, ao longo da história, a obra encaixa todos os elementos soltos, formando um quebra-cabeça que embaralha e, ao mesmo tempo, fascina a mente do leitor.

 O autor trabalha, espetacularmente, com o senso de razão dos personagens e dos leitores, fazendo cada página ser uma reviravolta. O final junta as duas histórias em uma conclusão surpreendente e, ao mesmo tempo, bem elaborada.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo