Publicado por Vinícius Saad da Ponte
O quão longe o luto pode nos levar? Sentimentos fortes – como o luto – muitas vezes controlam as pessoas e isso pode levá-las a cometer atos que trazem arrependimento. O arrependimento também é um sentimento intenso e, muitas vezes, indomável, ou seja, o indivíduo fica preso em um ciclo vicioso. Criadores de séries e filmes usam essa irracionalidade no enredo de suas obras e na essência de seus personagens. Um exemplo é Stan Lee e os roteiristas do UCM (Universo Cinematográfico da Marvel) na construção de Wanda Maximoff e de Wandavision.
Wanda Maximoff introduz-se no filme “Vingadores: A Era de Ultron” (2015) como uma humana geneticamente modificada pela Hydra. A personagem começa como vilã, movida pela necessidade de vingar seus pais, que morreram nas mãos de bombas criadas por Tony Stark. Com o decorrer do filme, ela se junta aos Vingadores e, infelizmente, sofre outra perda: a de seu irmão Pietro Maximoff, fato que a afeta muito.
Wanda demonstra possuir grande poder, porém, não dispõe de treinamento físico e, por isso, é treinada por Capitão América e Viúva Negra. Desse modo, ela possui aparição nas obras cinematográficas: Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019), onde ganha mais tempo de tela e mais desenvolvimento, envolvendo a perda de outro querido, chamado Visão. Uma das últimas cenas de Ultimato mostra Wanda consumida por tristeza, sem rumo e, por conta disso, havíamos esperança de vê-la novamente.
Dois anos depois, o serviço de streaming, Disney + (plus), lançou a minissérie Wandavision (2021), que se passa logo após Vingadores: Ultimato. A série começa com Wanda e Visão conhecendo sua nova casa logo depois de se casarem, fato que confundiu o público, já que Visão morre em “Vingadores: Guerra Infinita”. Fica claro que isso certamente influenciou na repercussão da série. Nela, o casal tenta viver uma vida normal em uma cidade de New Jersey (Westview), contudo, coisas estranhas começam a acontecer.
Ao longo dos episódios, descobrimos que Wanda perdeu o controle após ver o corpo de Visão pela primeira vez. E isso resulta em uma nova realidade de Westview, na qual os residentes e a própria estética da cidade passam a ser controlados. Assim, Wanda vivia em uma realidade em que ela tinha um marido (Visão) e dois filhos (Billy e Tommy).
Isso excedeu todas as formas de poder que Maximoff demonstrou haver durante sua aparição no UCM anteriormente, e podemos observar isso pois a S.W.O.R.D (Sentient Weapon Observation and Response Division), que é uma organização fictícia criada pela Marvel, não tem recursos para parar ela. Mesmo assim, a própria Wanda não conseguia controlar e explicar certos acontecimentos nesta realidade.
Finalmente, descobrimos que a bruxa, Agatha Harkness, era a culpada por toda a bagunça dentro da “nova” Westview. Agatha queria saber como Wanda conseguiu tanto poder para reescrever essa realidade com tanta precisão. Maximoff não conseguiu responder. Logo após, as duas entraram em uma briga, na qual a vingadora mostra seu mais alto nível de poder e derrota a sua oponente.
Uma das agentes – Monica Rambeau – ajuda na operação, e ela mesma diz que Wanda não tem consciência do que está fazendo,e que todos que estão sendo controlados por Maximoff conseguem sentir os sentimentos dela. Mônica afirma que é puro luto e, por isso, ela não desiste de Wanda, estando determinada a ajudá-la. Rambeau é a única que dá-se conta que as ações de Wanda estão descontroladas, e que seu poder a domina. Além disso, Mônica também compreende que tudo que ela fez foi por amor e diz que, se tivesse o poder que Wanda tinha, ela também os usaria para reescrever a realidade.
Quando a Feiticeira Escarlate percebe a gravidade de suas ações, ela acaba com o “hex” (a realidade que criou para Westview) e liberta todos os residentes. Podemos ver claramente o arrependimento de Wanda, em face de moradores da cidade, que foram controlados por uma boa parcela de tempo pela vingadora.
Wandavison mostra a complexidade da personagem e, introduzida ao cinema em 2015, a série nos possibilita ver o sofrimento e a perda que consumia Wanda pouco a pouco e que, com o tempo, a destruiu. A Feiticeira Escarlate divide as opiniões entre os fãs. Pois alguns acreditam que suas ações foram completamente egoístas e que as suas perdas são irrelevantes, mas outros creem que ela é uma personagem que requer grande análise, e que suas ações foram motivadas por seus sentimentos incontroláveis. Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, é uma das personagens mais poderosas da Marvel ultimamente. A sua magia é descrita como “a magia do caos”, termo que resume a personagem e suas ações, cheias de emoção e impulsividade.
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