A mulher da casa abandonada: o podcast que parou o Brasil.
Resenha por Letícia Palmeira Dias de Souza em 24 de agosto de 2022.
Publicado por Vinícius Saad da Ponte
O jornalista Chico Felitti conseguiu mobilizar o país inteiro com seu podcast investigativo, que procurou relatar de forma mais integral possível um caso há muito tempo arquivado. Tal caso relata a situação em que uma mulher submeteu outro indivíduo a um trabalho análogo à escravidão nos EUA.
Intrigado pela visão de uma casa caindo a pedaços, o jornalista ficou curioso com a história que aquele ambiente poderia contar e resolveu se empenhar em uma investigação. A descoberta feita pelo jornalista foi a existência de uma mulher procurada pelo FBI vivendo na casa, suspeita por ter escravizado uma mulher por mais de 20 anos.
O trabalho fenomenal da equipe não passou despercebido ao relatar a história de forma mais realista e humanizada possível, comprometendo-se em contar todos os lados da história com muita atenção, até mesmo nos mínimos detalhes.
A ideia do podcast fundamentou-se não só em entreter e informar as pessoas, mas também em trazer à tona a pauta do racismo. Com isso, relatou-se a maneira na qual esse preconceito ainda persiste nas veias da sociedade e como a escravidão ainda é “normalizada” em certas parcelas da sociedade. Devido a essa história, o jornalista fez o público refletir sobre crimes dessa magnitude, que ocorrem com frequência assustadora.
Vale mencionar, também, que o caso tomou grandes proporções ao despertar a curiosidade de um país inteiro. Esse efeito surge, também, por causa do formato “podcast” do relato, que o torna mais prático. Além disso, percebe-se que o conteúdo é de mais fácil absorção devido a imparcialidade do profissional, fazendo-o mais intrigante e compreensível.
Tal podcast é uma mistura de mistério, informações e fofocas curiosas que, além de preencherem nossa sede por casos, nos fazem refletir sobre quem somos e em que sociedade vivemos. É uma história que nos faz pensar sobre as outras histórias apagadas.