Resenha do livro: “A morte é um dia que vale a pena viver “.

Resenha do livro: “A morte é um dia que vale a pena viver “.

Resenha / Por Rayanna de Oliveira em 23 de setembro de 2022


  O livro: “A morte é um dia que vale a pena viver” foi escrito por uma médica especialista em cuidados paliativos, a qual se interessa por um assunto considerado tabu para a sociedade.

Na imagem, capa do livro " A morte é um dia que vale a pena viver".
” A morte é um dia que vale a pena viver” (Reprodução: clasf)

A autora, Ana Claudia Quintana Arantes, tenta desmistificar o assunto com sensibilidade ao transmitir todo o conhecimento que tem sobre a morte, o luto e os cuidados paliativos que construiu em sua profissão. Ao mesmo tempo, traz à tona verdades duras, que levam à reflexão e mostram que as pessoas não devem tratar a morte com medo, mas sim se preocupar em aproveitar a vida da melhor maneira possível.

 Nos capítulos finais do livro, a autora também aborda um tema super interessante: “Quais são os principais arrependimentos de uma pessoa à beira da morte?”. Conforme a autora vai listando cada um desses arrependimentos, que afligem a maior parte das pessoas que morrem, isso vai provocando diversas reflexões no leitor, fazendo-o questionar se ele não está praticando um desses atos também (e que lhe causaria arrependimento ao fim da vida).

Por fim, vale destacar que o ponto central do livro, no final das contas, é falar sobre a importância dos cuidados paliativos. Infelizmente, essa área recebe poucos investimentos no Brasil, se comparado com alguns países da Europa, por exemplo, e há muitos médicos que ainda não sabem lidar da maneira correta com uma pessoa que está em um estado de saúde que ameaça a continuidade da vida. Essa área da medicina busca promover a “boa morte” às pessoas, fazendo com que elas passem por esse momento de maneira mais humanizada e com o menor sofrimento possível.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo