Resenha

O Segredo da Floresta

O Segredo da Floresta

Resenha por Helena Delmondes em 28 de novembro de 2022.


Publicado por Cecilia Valadares

Ordem Paranormal: O Segredo na Floresta é a segunda temporada do RPG de mesa (role-playing game, jogo de interpretação de papéis, em tradução livre), Ordem Paranormal, lançada em 16 de abril de 2020. Sendo esta a temporada mais emocionante da série, “O Segredo na Floresta” também se mostra com um caráter investigativo motivado pela trama principal, sendo esta descoberta pouco a pouco pelos personagens em seus 16 episódios de 3 a 4 horas de duração. Porém, inicialmente, o que é o RPG em si? Este é um jogo de interpretação, como dito no próprio nome, em que o Mestre, que tem o papel de “narrador”, cria uma história com algum tipo de problemática, a qual os jogadores, que interpretam personagens atuantes naquele universo, terão de resolver, modificando características da narrativa à medida que interpretam. Existem diversas variações do jogo, como o RPGs multiplayer online massivo, MMORPGs, em que se joga com múltiplas pessoas em tempo real na internet (por exemplo, Fortnite e League of Legends), e RPGs táticos, inspirados em jogos de estratégia, como xadrez e jogos de guerra. 

Imagem “o segredo na floresta” (Reprodução: Ordem paranormal)

Contudo, o modelo utilizado em Ordem Paranormal é o mais clássico e o que originou todas as variantes do mundo atual: o RPG de mesa. Teve sua origem com Hero Quest e se popularizou com Dungeons & Dragons em 1974 nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em 1991. O maior diferencial do RPG de mesa é a forma com que o universo é apresentado, geralmente não contando com nada mais que um tabuleiro, e como os jogadores interpretam seus personagens, através da narrativa falada e de diálogos improvisados, como um teatro de improviso. 

A série conta com Cellbit (Rafael Lange), streamer, youtuber, produtor de jogos e escritor,além de criador do universo de Ordem Paranormal, sendo ele o Mestre do jogo, e com os jogadores participantes da segunda temporada: Rakin (Rafael Knittel) como Thiago Fritz, Gabi Catuzzo como Elizabeth Webber, Luba (Lucas Rossi) como Joui Jouki, LJoga (Luís Gouveia) como Christopher Cohen, Calango (Thiago Elias) como Cesar Cohen e Guaxinim (Rafael Montes) como Arthur Cervero. Tendo uma certa rotatividade de participantes com o passar das quatro temporadas e spin-offs, possui uma riqueza ainda maior de personagens que com o passar da história, além de fazer os telespectadores se apegarem a eles, têm “finais” completamente diferentes e, às vezes, de quebrar o coração e de deixar saudades. 

Basicamente, o universo de Ordem Paranormal se apresenta em um mundo com uma base de sanidade estável e difícil de ser abalada, existindo aparições sobrenaturais somente em locais que se tornaram sensíveis devido a determinados acontecimentos ruins. Porém, um grupo de pessoas, chamados de ocultistas, deu início a uma conspiração gerando pânico e medo do paranormal enfraquecendo, propositalmente, o que é chamado de “membrana” (uma barreira que separa o mundo real de um mundo ilógico e irracional, protegendo a população mundial dos horrores existentes que estão “do outro lado”), fazendo com que entidades monstruosas venham para a realidade. Em contrapartida, a Ordo Realitas foi criada e recruta pessoas com o objetivo de parar os ocultistas e destruir os monstros, fortalecendo, então, a membrana. 

O youTuber “Cellbti” jogando com seu colegas (Reprodução: Ordem paranormal)

Agora, especificamente, “O Segredo na Floresta”, mesmo que fosse uma das iniciantes do projeto e de ocorrer durante a pandemia, não tendo tantos recursos disponíveis e falhas técnicas características de um evento online, pode, com toda certeza, ser considerada a melhor temporada de todas as lançadas até o momento atual. Através das lives na plataforma Twitch e das gravações disponibilizadas no YouTube, é possível acompanhar a história de 5 pessoas voluntárias da Ordo Realitas sendo designadas para encontrar uma equipe, chamada Equipe Kelvin, que desapareceu misteriosamente em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul chamada “Carpazinha” durante a busca de ocultistas que se instalaram na região.

O desenvolver da história traz personagens novos, a perda de outros e o desenvolvimento dos ainda vivos, além de descobertas sobre o paradeiro da Equipe Kelvin, dos ocultistas e de seus apoiadores, a gangue de motoqueiros os “Assombrados”, e da história da cidade que se faz muito presente em todo o caso. É com maestria que os jogadores interpretam seus personagens se adaptando a cada situação apresentada e se tornam mais próximos deles a cada episódio assistido; dando destaque, especialmente, ao Calango com o Cesar Cohen (que foi o que menos perdeu pontos de vida durante as batalhas e, mais importante, se transformou juntamente com o Cesar) e ao Luba com o Joui (do início ao final o Luba não saiu do papel que lhe foi dado e isso é perceptível pela mudança do Joui durante a temporada).

Não esquecendo também da aparição do Arthur (Guaxinim), que era para ter sido uma participação especial em determinado episódio, mas continuou no elenco principal por mais duas temporadas. Em relação ao Chris (LJoga) e ao Thiago (Rakin) a participação deles durante os episódios deram, tanto a oportunidade de crescimento aos outros, quanto os momentos mais bonitos possíveis. Por último, mas não menos importante, a Liz (Gabriela) foi quem mais permitiu o andamento da investigação, sempre pensando em tudo, sempre estando um passo à frente de todo mundo e sempre de desconfiando de todos (especialmente em uma cidade que parecia perfeita a primeira vista, como Santo Berço) menos de sua equipe. 

Portanto, é impossível desgostar de qualquer aspecto desse mundo tão incrível e de episódios tão intensos que “O Segredo na Floresta” proporcionou (com direito a gargalhadas e choro livre). Mesmo com todas as ações e diálogos sendo improvisados, Cellbit e todos os participantes dessa temporada criaram algo de extrema qualidade, além de um lugar de conforto para todos os fãs da série. É recomendado para maiores de 12 anos devido a linguagem chula e a descrição de violência, porém, aos que tiverem a oportunidade de assistir é garantido uma boa experiência para todos. 

Gostou? Compartilhe!
Share

Recent Posts

  • Único Educacional

A tecnologia está ficando sem limites

A tecnologia está ficando sem limites Divulgação científica por Isabela Resende Publicado por Giovanna Bernardes…

3 semanas ago
  • Resenha

Amor Como Ação Revolucionária

Amor na sociedade contemporânea, as relações líquidas em meio a um amor sagrado

3 semanas ago
  • Contos e Crônicas

O que nos diferencia?

A crônica relata a experiência de uma criança ao descobrir as normas de vestuário que…

1 mês ago
  • Poesia

Cores do Amanhã

Cores do AmanhãPoema por Bárbara Cunha em 10 de outubro de 2024 Publicado por João…

1 mês ago
  • Contos e Crônicas

Manual de Sobrevivência para o Último Ano Escolar (Com Dicas Não Tão Óbvias)

Manual de Sobrevivência para o Último Ano Escolar (Com Dicas Não Tão Óbvias)Crônica por Bárbara…

1 mês ago
  • Único Educacional

Conhece-te a ti mesmo

Conhece-te a ti mesmoDissertação por Lorena Durans em 29 de setembro de 2024 Publicado por…

1 mês ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos