Viagem à Petrópolis – Clarice Lispector 

Resenha por Fernanda Cunha em 28 de agosto de 2023


Publicado por Marianna de Castro

Clarice Lispector sentada em uma cadeira.
Clarice Lispector – Reprodução da imagem por SOS Estudante

Nascida em 1920, na Ucrânia, Clarice Lispector veio ao Brasil em 1922 e, com apenas 17 anos, abriu uma nova tendência na literatura brasileira. É considerada uma das maiores escritoras do século XX com seus textos únicos que abordam uma análise psicológica das personagens, reflexões sobre a vida, a morte e o tempo, além de promover momentos de compreensão e iluminação sobre as vivências, conhecido como epifania.

     A obra “Viagem à Petrópolis” foi publicada no livro “A Legião Estrangeira” em 1964. O conto é narrado por um narrador onisciente, fato que viabiliza o acesso aos pensamentos e ao psicológico da Margarida, a protagonista.

     A senhora, também conhecida como Mocinha, é levada do Maranhão para o Rio de Janeiro por uma mulher que se dispôs a levá-la para um asilo, já que, depois da morte de sua família, estava sozinha. Margarida foi deixada pela moça com uma pequena quantia de dinheiro, e, assim, começou sua jornada em busca de um lugar para ficar.

     O conto propõe uma reflexão sobre a vida desgastante de pessoas mais velhas, as quais foram abandonadas pela sua idade, e o tipo de tratamento que a sociedade às proporciona. A obra de Clarice Lispector é completamente enriquecedora, sua leitura e análise são fundamentais para a cultura geral, além de ser obra do PAS 3.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo