Começo da discussão e elaboração da primeira ordem de guerra
Notícia por Bernardo Versiani em 15 de Março de 2024
Publicado por Maria Clara Muller.
O comitê teve início com a votação de um representante para ser o moderador do debate. Quem ganhou a votação foi o comandante geral da Marinha do Vietnã, Lê Nguyên Khang. Khang começou perguntando a opinião dos países sobre o conflito. Dessa forma, John F. Kennedy, presidente dos EUA, afirmou que o objetivo deles era acabar com o comunismo na Ásia.
Os delegados começaram a discutir a primeira ordem de guerra e todos os representantes entraram em consenso: a retirada de civis da área de conflito era o ideal, tendo em vista que é uma guerra de influência e o apoio dos vietnamitas é essencial.
Depois de uma discussão entre Clark Clifford (conselheiro da Casa Branca) e Ngo Dinh Nhu (chefe da polícia secreta do Vietnã), decidiu-se que a ordem de guerra seria evacuar os civis e tentar minimizar ao máximo as mortes da população. Porém, a primeira ordem de guerra falhou, pois milhares de civis foram mortos após a operação. Informações do Pentágono chegaram declarando que estava ocorrendo transporte de armas químicas dos EUA para o Vietnã, e tais substâncias poderiam causar morte por asfixia em aproximadamente 2 minutos. Apresentada essa informação, instalou-se um estado de euforia no comitê e foram convocadas novas eleições tanto para os EUA quanto para o Vietnã. Nos EUA, a chapa escolhida para representar o partido democrata era composta por Kennedy e Johnson. Já para o partido republicano, a chapa era composta por Richard Nixon e Dean Rusk.
Desse modo, quem ganhou as eleições foi o Partido Republicano e Richard Nixon se tornou presidente dos EUA. Com isso, John F. Kennedy perdeu o poder de assinar qualquer documento relacionado à guerra. Entretanto, no Vietnã, o presidente eleito foi Ngô Ðình Nhu. Depois das eleições, o comitê começou a discutir a elaboração da segunda ordem de guerra, tendo em mente a presença da perigosa arma química.