Ministro do STF foi detido
Notícia por Valentina Venâncio e Sofia Egler em 19 de agosto de 2023.
Publicado por João Otávio Marquez e Silva
A ministra Lara Setti solicitou que os advogados do réu escolhessem cuidadosamente suas palavras durante o tempo de seus discursos. Além disso, o Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) foi acusado de parcialidade no julgamento, com tendência a favorecer os promotores. Entretanto, poucos minutos depois, o Ministro Presidente, Pedro Príncipe, já estava em um confronto verbal com o promotor Ian Goston a respeito das declarações consideradas desrespeitosas com o STF, feitas pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Ao utilizar a expressão “cara de pau” para se referir ao réu Marcos Mendes, o promotor Ian Goston foi repreendido tanto pelos ministros quanto por grande parte dos advogados da defesa.
O Presidente do STF foi destituído e sofreu impeachment. De acordo com a regra, o membro mais sênior da mesa de ministros assume a presidência. Assim, a Ministra Lara Setti tornou-se a presidente do STF ao final da primeira sessão. Atualmente resta apenas um assento vago na mesa de ministros, o que significa que a PGR deve fazer uma indicação para esse cargo até o início da próxima sessão. Até o momento, a nomeação mais cogitada para o cargo é a do promotor Ian Goston.