Notícia por Beatriz Muzy em 20 de maio de 2023
Publicado por Maria Luíza Balbo
O comitê de combate às Fake news segue em ampla discussão sobre o projeto legislativo do deputado Lucas Nazareno, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que visa a vinculação de dados pessoais à contas na internet, a fim de penalizar a propagação de notícias falsas. O debate tomou outro rumo, passando pelo ramo da inclusão social, “o seu projeto é muito bom na teoria, mas não funcionaria na prática”, diz Lisa Coelho,do PT (Partido dos Trabalhadores). Segundo a deputada, é irresponsável excluir a parcela da população que não possui dados pessoais do acesso à redes sociais. Segue recorrente a problemática de disponibilizar dados pessoais vinculados à contas em redes sociais, tendo em vista que coloca a privacidade do cidadão em risco.
Ao final da discussão, o projeto foi reprovado pela maioria dos deputados presentes por não apresentar as emendas necessárias para ser eficiente para o bem estar da população. Foi discutida a possibilidade de gerar censura e limitação da liberdade de expressão por meio da legislação apresentada, além de risco de falsificação de documentos de dados.
Em seguida, foi iniciada a discussão do projeto legislativo da deputada Maria Clara, do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), que defende a educação midiática nas escolas, sendo amplamente criticado por Matheus Reginato do PSC (Partido Social Cristão). “Nós não podemos introduzir crianças na tecnologia”, diz o deputado. “Devemos ensinar a palavra de Deus para crianças e jovens, e não a tecnologia”. A deputada Maria Clara se defende ao dizer que as crianças devem se preparar desde cedo para lidar com as Fake news, já que cedo ou tarde este meio social será imposto a eles. “Eu não prezo pela imposição da tecnologia, e sim pela educação”, disse a deputada do PSOL.
O deputado Vitor formiga, do PL (Partido Liberal) , contradiz o deputado Matheus Reginato, do PSC, ao dizer que o estado é laico, logo, não pode haver uma imposição do cristianismo nas escolas. A discussão aborda o malefício da introdução à tecnologia às crianças, que virá a ser discutido posteriormente.
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