O Brasil é diversificado e descendente de diversas culturas. O Porém, o rap, apesar de hoje ser muito comum, ainda é visto com muito preconceito. Ele é um estilo musical o qual, em grande parte de sua letra, traz críticas sobre religião, sociedade e governo. Infelizmente, ele sofre muita repressão e censura pela própria população, pois algumas letras possuem palavrões, conotações sexuais e ofensas. Vê-se, então, que tal censura é advinda de uma construção cultural e social por causa da repressão de assuntos como sexo, drogas, escravidão e prostituição, os quais são pontos corriqueiros nas músicas.
Froid, nome artístico de Renato Alves, é um cantor bastante conhecido e suas músicas são muitas vezes polêmicas, tal qual a música Pseudosocial, lançada em 2016 no álbum “Um Barril de rap”. A obra tem um conteúdo muito forte, julgando decisões e abordando temas como a religião, a política, e assim por diante. No rap, o cantor faz questão de abordar temas de gigantesca importância, porém que sofrem grande censura, com a intenção de motivar o ouvinte a refletir. Um exemplo disso é este trecho da obra:
Preciso debater assuntos como o aborto e a erva
FROID
O Estado vai encher vocês com o máximo de m****
Seus olhos vão arder, são muitos anos na caverna
Precisamos de um PC que desinstale o caos da Terra
Por meio deste, é possível, explicitamente, observar a tentativa do rapper de se comunicar com o espectador e lhe mostrar a necessidade de debater alguns assuntos. Além disso, tenta alertá-lo sobre como a sociedade é manipulada e trilha um caminho alienado.
A música é uma forma de expressão, como as artes visuais e a escrita. Em Pseudosocial, Froid faz questão de expor o que pensa ou, pelo menos, abrir a discussão sobre tópicos que não são muito falados devido ao preconceito e à censura. Ignorando isso, o rap quer “conversar” com o espectador para que este se abra para conteúdos que são necessitam ser debatidos. É uma música marcante, pois a mensagem por trás da letra te obriga a pensar sobre as proposições feitas. A obra não deve ser julgada como antiquada ou inconveniente por causa do conteúdo ou do linguajar, pois tudo isso se trata de uma fidelidade ao estilo musical e às críticas feitas.
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos