Folha Un1ca(F1): Qual foi a sua experiencia no ensino médio como estudante?
Incluindo notas e organização.
Ana Carolina (AC): Foi uma experiência muito boa. A minha turma era sensacional, meus colegas foram (são kkk) maravilhosos. Os professores que tive foram excelentes também.
F1: No vestibular, como você estudou para passar? Pode nos dar alguma ideia de como podemos colocar em prática o ritmo de estudos?
AC: A estratégia que adotei foi a de fazer e refazer muitas provas antigas e, no 2o e no 3o ano, segui uma dica do professor Marcelo (de literatura), que foi a de fazer uma planilha separando cada item das provas de acordo com os conteúdos. Assim, eu tinha uma noção do que caia mais e ia fazendo os itens por assunto.
F1: Que dicas você pode dar para os estudantes que querem passar em medicina?
AC: Todo mundo sabe que pra passar você tem que estudar bastante (sendo o mais importante a qualidade do seu estudo do que a quantidade) e ser organizado. Mas acho que algo muito importante é cuidar da saúde mental. Tipo, tentar ficar tranquilo, sem se desesperar. É super importante também dormir bem e praticar esportes.
F1: O que você fez ou deixou de fazer durante essa trajetória para passar no curso?
AC: No 1o ano eu deixei de fazer vôlei, o que me arrependo muito. Mas fora isso, não deixei de fazer nada kkk. É possível conciliar a rotina de estudos com os momentos com a família, com os amigos, com a Igreja…
F1: Você pode nos contar como foi passar em medicina, sendo ele o curso mais concorrido de todos?
AC: Então… Eu acho que até hoje não caiu a ficha kkk. Eu realmente não estava esperando passar, já tinha me organizado pra voltar a estudar (imprimi provas antigas do Enem e do vestibular da UnB, passei a limpo os conteúdos do ensino médio de física, química, biologia e matemática). Ai quando me falaram que eu tinha passado fiquei meio sem acreditar kkk. Mas depois tive aquela sensação de alívio, de dever cumprido!