Vida Saudável Sem Estresse: Entrevista com Ana Catarina

Vida Saudável Sem Estresse: Entrevista com
Ana Catarina

Entrevistas / Saúde Por Marina Oba, em 25/05/2020

ana-catarina-ribeiro

Na entrevista, a blogueira explicou como ela começou o instagram com o objetivo de produzir conteúdos diferentes (como receitinhas saudáveis e treinos) que pudessem agregar na vida de quem desejasse ter um estilo de vida melhor; explicou como ela conseguiu, por meio de consultas com nutricionistas, montar uma dieta que fosse saudável, mas que ao mesmo tempo não fosse muito restritiva; deu dicas para quem estava encontrando dificuldades em continuar com a rotina de “vida fit” durante a quarentena, como: respeitar o tempo de descanso e tentar voltar a rotina aos poucos, estabelecendo metas diárias; e, por fim, Ana compartilhou conosco uma receita inédita: panqueca americana saudável.

Folha Única: De onde veio a ideia de começar o insta de vida saudável?

ana-catarina-ribeiro

Ana Catarina: Desde o meio de 2018, eu comecei a me interessar por musculação e procurei uma nutricionista para ter uma alimentação melhor. Então mantive, pela primeira vez, uma rotina saudável para o meu corpo. Depois de um ano e meio, em 2020, resolvi ajudar outras pessoas que passavam por essa mesma mudança em suas vidas para que elas pudessem ter um apoio para se tornarem mais saudáveis; para que pudessem saber como eu mudei minha alimentação, saber que não se deve se restringir para alcançar o corpo que tanto sonha, não se deve procurar dietas em internet, nem treinar 5 horas por dia. Eu queria mostrar que o certo é se tornar saudável de uma maneira sustentável, ou seja, de uma forma que você consiga levar por toda a sua vida e que seja prazerosa. Então, comecei o insta falando um pouco sobre a minha jornada, colocando umas receitinhas saudáveis, treinos para inspirar as pessoas e produzir outros diferentes conteúdos que possam agregar na vida de quem deseja ter um estilo de vida melhor.

F1: Como ser saudável influenciou outras partes da vida (ex: qualidade de sono, estresse, estudos, autodisciplina)?

AC: Ter mudado minha alimentação e começado a ser mais ativa mudou tudo na minha vida. Eu sempre procrastinava minhas obrigações, estava sem ânimo e não fazia nada. Mas, depois que comecei a treinar (e consequentemente a ter uma rotina mais puxada), eu tive que me organizar para conseguir fazer tudo o que devia, então, querendo ou não, eu parei de deixar tudo pra depois e administrei melhor meus dias e, por estar me alimentando de forma mais saudável, eu me senti muito mais disposta para a rotina, foi uma diferença bem notável. Além disso, nos treinos eu tinha um momento para mim, para relaxar a minha mente, então, sempre que eu estava pra baixo ou eu estava preocupada com N motivos, no treino eu esquecia de tudo e focava em mim. Isso ajudou demais a controlar as agonias do dia a dia e ajudou sem dúvida a melhorar meu humor. E não podia faltar uma das partes mais importantes, minha autoestima. Ela não melhorou só porque eu vi os resultados do meu esforço no meu corpo, mas também porque eu estava me amando mais, tentando melhorar meu corpo e minha saúde por querer o melhor para mim, sem pensar no que os outros pensavam, mas sim no que eu queria, nos meus objetivos.

F1: Qual é a parte mais difícil de ser mais saudável e como lidar com isso?

AC: Primeiro que ser mais saudável deve ser o mais prazeroso possível para você. Mas claro que sempre enfrentamos algumas dificuldades, e a minha foi na alimentação, com certeza. Não que eu comesse mal, mas eu sempre tinha muito desejo de comer doce, e acabava que eu me restringia para não comer, o que fazia eu me descontrolar e comer muito sem nem perceber. Mas, depois que me consultei com uma nova nutricionista que entendeu essa minha vontade pelo doce, ela passou para mim todo dia 25g de chocolate. Dessa forma, eu aprendi que podemos comer tudo numa quantidade saudável, sem precisar de exageros. Então todo dia como um pouco do meu docinho, satisfaço meu desejo, e não me restrinjo.

F1: A quarentena também influenciou a sua rotina (passar a fazer mais exercícios em casa, mudar a dieta)?

AC: Sem dúvida. A quarentena mudou a rotina de todos nós, então claro que tive que adaptar meus treinos e minha alimentação. Muita gente desiste de treinar nessa época porque acha que os treinos só são efetivos na academia, mas não! Primeiro que se você tiver um bom profissional te auxiliando, nesse caso um personal trainer, você terá resultados mesmo só com o peso do seu corpo, e você também pode adaptar uns pesos para usar nos exercícios. O que me ajudou muito foi usar uma mochila cheia de livros, saco de arroz e garrafa cheia de água. Enfim, use sua criatividade com cuidado para não se lesionar, e ache um canto bom para seus treinos, organize uma área mais aberta, onde você tenha mais espaço para se exercitar. Mas, o que mais pesou para mim foi a mudança na alimentação. Como os horários mudaram, a minha rotina alimentar também mudou. Então, acabava que eu acordava mais tarde e não conseguia comer todas as refeições certinhas, e, por passar muito tempo em casa, eu sempre queria comer e ia de cinco em cinco segundos na cozinha pegar alguma coisa. O que me ajudou demais foi restabelecer uma rotina, acordar mais cedo, me esforçar para ter uma alimentação predominantemente saudável, mas continuando com minhas exceções, comendo um hambúrguer ou um bolo de vez em quando. 80% da alimentação saudável e 20% é o que eu quiser.

F1: Que dica você dá pra quem interrompeu a rotina de exercícios e dieta durante a quarentena?

AC: Respeite seu corpo, dê tempo a ele. Mas, entenda que você não pode viver a vida toda deixando de lado a sua saúde. Então, tenha seu tempo de descanso, coma aquilo que faz bem para a sua mente, porém tente voltar para uma rotina mais saudável, sem estresse, sem restrições, volte aos poucos, estabeleça umas 3 refeições saudáveis por dia (vá estabelecendo metas), comece a treinar mesmo que seja duas vezes por semana, mas não desista da sua saúde. Porque uma rotina mais saudável vai melhorar sua produtividade, seu humor e, principalmente, vai ajudar sua mente para não ficar tão ansioso nesse período em que estamos de isolamento social. Então, se desafie a sair dessa inércia de só ficar no sofá, faça algo por você, procure exercícios que você goste, como dança, yoga, musculação, e procure melhorar sua alimentação sem se culpar por eventuais exageros.

F1: Se você estiver disposta, você poderia passar uma receita saudável nova pra gente deixar exclusiva pra Folha?

panqueca-americana-saudavel

AC: Tem uma receita que eu amo e faço quase sempre à tarde, que é minha panqueca americana saudável. Ela é sem defeito!

Ingredientes:

– 1 ovo

– 3 colheres de sopa de farinha de aveia

– 100ml de leite

– 1 colher de chá de fermento

– 1 banana

– Mel a gosto (uso uma colher de sopa)

– 1 colher de sopa rasa de pasta de amendoim

Misture o ovo, a farinha e o leite até ficar homogêneo, depois acrescente o fermento e mexa um pouco. Acrescente mais ou menos um terço da massa numa frigideira antiaderente, e deixe cozinhar em fogo baixo para não queimar, e vire a panqueca quando já estiver toda firme (essa receita dá umas 3 panquecas). Depois monte a panqueca com a banana, o mel e a pasta de amendoim. Primeiro passo a pasta de amendoim em cima de cada panqueca, corto a banana em rodelas e distribuo entre cada camada e por fim jogo o mel por cima da torre de panqueca. E está pronto! Super saudável, simples e maravilhosa.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo