Na hora de escolher o curso, deparamo-nos com várias opções, especialmente na UnB. Diante disso, fizemos uma pequena entrevista com Anna Clara, de 18 anos, atual aluna do curso de História na UnB, e ex-aluna do Único de Taguatinga, onde cursou todo o ensino médio. Ela é apaixonada por ler e escrever, sendo totalmente aficionada nas sagas Harry Potter e Star Wars, e ama viajar, por isso gosta de aprender diferentes línguas e culturas.
Folha Única: Como você escolheu fazer história?
Bem, eu escolhi cursar história não somente pela afinidade e pela paixão que eu sempre tive com a matéria, mas pelo leque de possibilidades que o curso poderia me trazer. Eu pretendo trabalhar com a área da diplomacias e soube que seria possível me formar em História e ainda sim trabalhar nessa área, então, resolvi unir o útil ao agradável!
FU: Como seus pais reagiram ao saber que você queria cursar história?
Minha mãe foi sempre tranquila em relação a isso. Ela é formada em Letras e disse que sempre me apoiaria, qualquer que fosse minha decisão. O que importa é eu fazer minha profissão com excelência. Já meu pai demorou a se acostumar com a ideia. Ele é formado em Direito e queria que eu seguisse o caminho dele. Demorou um tempinho até ele começar a aceitar que eu continuaria focada no meu plano inicial de diplomacia, mas com um caminho para chegar lá diferente, se assim posso dizer. Mas hoje ambos estão bem tranquilos e me toca muito a parte que eles me apoiam, sempre me perguntando como estou com os estudos e tudo mais. Ter pais que te apoiam no curso que você escolheu para a vida é um privilégio, e eu pude ser abençoada com isso, mesmo que tenha demorado um pouquinho.
FU: Quanto você tirou no escore bruto e na redação em cada etapa do PAS? Qual foi sua classificação geral no curso?
PAS 1: 65, redação: 9,7
PAS 2: 55, redação: 9,5
PAS 3: 61, redação: 9,3
Fiquei em primeiro lugar geral, e acredito que foi uma nota razoavelmente boa, daria para passar em todos os cursos, menos medicina né HAHAHA, em primeira chamada
FU: Como está o mercado de trabalho para o seu curso?
Acredito que todos os cursos que trabalhem com licenciatura possuem um mercado muito amplo. A busca por novos professores está sempre acontecendo, seja no âmbito da educação pública ou privada. Mas o bacharelado também abre muitas portas, pois o historiador pode trabalhar com diversos assuntos, e vemos no cenário social e político atual que, mais do que nunca, esses são imprescindíveis para a formação da nação. Assim, também acredito que a realização de concursos públicos e mesmo atuação em instituições privadas, como o Instituto Joaquim Nabuco, são opções para aqueles que escolhem cursar história e outras humanidades.
FU: Pode dar algumas dicas aos vestibulandos e aos alunos que estão no 3º ano agora?
Primeiramente, não surtem!! Aos terceiros anos, aproveitem o momento, pois passa muito rápido, e incrivelmente a saudade é grande.
Em relação à provas e vestibulares: realizem provas anteriores! Estudem pelo seu desempenho nessa simulação de provas antigas, busque entender como a prova funciona! Hoje, com a internet, há muitos sites que dão dicas e macetes para o estudo, mas o melhor é sempre descobrir o que é cabível à você! Mas lembrem-se sempre que vocês são muito mais que uma nota ou um nome em um mural! Sejam apaixonados pelos seus sonhos e façam tudo com amor, e com certeza vocês terão sucesso em tudo que farão!
Posso fazer um merchan? queria falar do @guiadopas os melhores dos melhores no assunto pas para aqueles que querem focar, a @memoriastudies que faz odontologia, a @meudiariounb, que está liberando alguns assuntos sobre vestibular da unb e enem e meu novo studygram @histudies.ac, que pretendo falar sobre meu futuro estudando para as provas do concurso a prova de admissão a carreira de diplomata, caso alguém se interesse.