Atualmente, um dos maiores desafios no mercado de trabalho é se destacar. Uma das questões que geral destaque além do seu currículo acadêmico , é a capacidade de comunicação, quantas línguas o indivíduo entende e fala fluentemente com certeza é um diferencial. Além de ser algo que facilita a vida, aprender novas línguas pode ser muito divertido, assim, procuramos o professor de história e coordenador escolar, Pavan, para nos dar algumas dicas de como ele fez para aprender francês, veja a seguir.
Folha Única: Como se aprofundar em uma língua estrangeira?
Pavan: A primeira coisa para se aprofundar é ler! Pegar obras da língua que você está estudando. Assim, você aprende a gramática, a construção da língua. Além, claro, de adquirir vocabulário, o que é importantíssimo!
F.U.: Como você melhorou sua pronúncia?
Pavan: De duas formas: escutando e praticando. Não há outra forma. Escutar tudo o que for possível (músicas, tv, rádio, podscast) e praticando com alguém! Que seja com seus familiares ou mesmo com colegas que também demonstram interesse na língua. Claro que viajar para o local te ajuda muito. Me ajudou! Conversar em francês com parisiense, coisas do dia a dia ajuda bastante ,e o francês, ao contrário do que todo mundo fala – que é mal educado, pois só falam inglês quando viajam para lá – fica extremamente contente quando você tentar falar o francês e isso acontece em qualquer lugar! Na Alemanha, eles também adoravam quando eu tentava falar com eles na língua mãe deles!
F.U.: Qual você considera mais rápido de assimilar a escrita, a fala ou o ouvir em francês?
Pavan:Vou falar o contrário! O mais difícil é o escutar! Ou « écouter » em francês. Muita gíria e às vezes muito rápido! Depois vem o escrever. Saber a construção gramatical e também da própria palavra. Pra mim, o mais fácil é ler. Ainda mais se o assunto for História, e de preferência Revolução Francesa (hehehe).
F.U: Alguma recomendação para inicantes ?
Pavan: Mergulhar de cabeça. Dedicação! E isso não é só pra línguas! Serve para a vida! Dedicar-se ao máximo em tudo o que for fazer!
F.U.:Quais são os melhores livros para quem quer aprender francês?
Pavan: Bom, se formos falar de livros didáticos, eu apontaria dois: uma coleção chamada ALTER EGO e outro chamado DÉFI .São bem didáticos. Outros livros, eu indicaria, na verdade, os gibis do Asterix, e do Tin Tin -apesar do Tin Tin ser belga, mas é um país francófono.
F.U.: Recomenda algum filme ou série que ajude nessa caminhada?
Pavan: Sim! Até ajuda no item 2! Existem alguns seriados em francês que eu gosto: Marselha ,tem no netflix, e claro, no youtube, “A revolução francesa: os anos iluminados”; e também “A Revolução Francesa: os anos terríveis.” Filmes: “Os intocáveis”, os desenhos do Asterix hehehe.”
F.U.:Considera que vale mais a pena fazer um curso ou tentar aprender sozinho ?
Pavan: Eu admiro muito quem aprende sozinho, mas penso eu que o acompanhamento de um professor é importantíssimo! O professor vai moldando sua pronúncia, sua gramática. Então, acredito que fazer um curso ainda é fundamental!
A folha agradece a disposição e a participação do professor Pavan nessa matéria!