Um verdadeiro tesouro escondido
O filme chegou aos cinemas no ano de 2014 oferecendo ao público uma vaga adaptação do conto “O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena” de Edgar Allan Poe e, já adiantando, se você é um fã devoto das obras desse escritor norte americano, esse filme será o seu verdadeiro tesouro.
A obra cinematográfica acompanha o Dr. Edward Newgate (Jim Sturgess), que chega até o Hospício Stonehearst para concluir seus estudos na área da até então primitiva psiquiatria. Porém, logo que ultrapassa os portões da instituição, ele percebe um clima sombrio no ar e, após alguns minutos de filme, o médico descobre que, antes de sua chegada, ocorrera ali uma revolução em que os verdadeiros médicos foram aprisionados no subterrâneo e os internatos, tidos como loucos, roubaram suas identidades e passaram a comandar o sanatório.
E é nesse cenário que o Dr. Edward Newgate tenta lidar com o fardo de saber toda a verdade enquanto, ao mesmo tempo, se vê completamente preso naquele lugar por conta de sua paixão ambiciosa por Eliza (Kate Beckinsale), uma das pacientes que participou da revolta.
O filme se autointitula como terror, mas eu o vejo mais como um drama em um plano de fundo macabro por conta dos inúmeros dilemas que os personagens enfrentam aliados com as explícitas críticas sociais inseridas organicamente na trama. Porém, isso não tira nem um pouco os méritos de um enredo brilhante, de uma fotografia fenomenal, de atuações dignas das grandes premiações e de um final que pode deixar qualquer cético de queixo caído.
Se vale a pena? Vale cada segundo.