O presidente dos Estados Unidos acusa a OMS de estar lidando com a situação da pandemia causada pelo vírus da covid-19 de forma errada.
Nesta última terça-feira (14), Trump anuncia a suspensão da verba anual destinada à Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu briefing diário da força-tarefa sobre coronavírus da Casa Branca. Antes desse acontecimento, o Presidente já tinha acusado a OMS de dar “informações erradas” e que estava “centrada na China”, usando como argumento que a Organização estava encobrindo a forma com que o vírus foi disseminado para a humanidade.
Trump reclamou que, se a Organização tivesse posto um alarme sobre a situação antes, ela estaria controlada e não teria tomado tamanha proporção que se encontra no momento atual, com mais de 2 milhões de casos confirmados e quase 160 mil mortes no mundo. Entretanto, a OMS emitiu um alerta, em janeiro, quando a contaminação do vírus começou, e, logo depois, Trump twittou que o coronavírus estava sob controle nos Estados Unidos. Porém, dia 13 de março, ele declarou uma emergência de saúde nacional.
O Presidente não hesitou em culpar a OMS pelas mortes por coronavírus: “muitas mortes aconteceram pelos seus erros” afirmou ele, contudo, no começo da pandemia, ele chamou o vírus de “exagero da mídia” e não seguiu as recomendações da própria Organização para o isolamento social.
António Guterres, Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, em um comunicado publicado horas depois, disse que “não é a hora de suspender as verbas da OMS” .
Trump foi duramente criticado devido às suas ações, principalmente pelo seu consultor comercial, Peter Navarro. Em um relatório do The New York Times, publicado recentemente, apresenta-se um memorando de janeiro, no qual Navarro alertou a gravidade do risco que o vírus poderia colocar os americanos e que isso poderia custar trilhões de dólares. A ex-consultora de segurança nacional de Trump, Susan Rice, falou ao Washington Post que os erros de Trump custam dezenas de dólares e de vidas americanas.
O Presidente dos Estados Unidos, ao suspender a verba designada anualmente a OMS, usa de suas acusações contra a Organização como forma de justificar os seus atos. Trump teve várias críticas por conta de seus posicionamentos (e com extrema razão). Afinal, cortar verbas da OMS em uma pandemia é totalmente insano.
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos