O que é? O que é?

O que é? O que é?


expositivo Por gabriella ribeiro rego barros em 30/07/2020

Tem lombada, mas não é rua. Tem capa, mas não é super-herói. Tem todos os mundos, mas sem sair do lugar. Espero que tenha dito livro, pois, com certeza, ele preenche todos os requisitos. Um livro pode ser seu maior companheiro, te divertir e entreter infinitamente. Porém, graças a imaginações e experiências de vida diferentes, um mesmo livro pode ser interpretado de inúmeras maneiras, dependendo de quem é o leitor, uma vez que cada um tem uma visão singular de cada palavra: o que pode ser trágico para uns, pode soar cômico para outros.

Um livro pode te permitir viver uma vida que não é sua, te dar a oportunidade de viajar o mundo sem sair da comodidade de sua casa, fazer você se apaixonar e chorar por aqueles que jamais conheceu pessoalmente, já que, por mais que a história não faça parte da sua realidade, na sua cabeça, enquanto a lia e imaginava cada passo e feição dos personagens, ainda que não fosse uma experiência real, apenas se sente vivendo tal momento, seja lutando numa batalha sangrenta, seja andando por um jardim de plantas inexistentes na Terra. A literatura pode te levar a qualquer lugar e a qualquer tempo. Como dizia José Saramago, importante escritor português, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”.

Há quem prefira livros históricos, romances, ficções científicas, fantasias ou mistérios, mas não importa qual seu preferido, pois qualquer livro será mais interessante do que uma máquina do tempo, porque, nesse caso, quem manda é a sua imaginação. E é ela a é responsável por criar os mais diversos ambientes e personagens possíveis, a imaginação não tem limites e pode ser nutrida, muitas vezes, pela simples leitura advinda dos mais diversos gêneros de livros.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo