O empreendedorismo feminino condiz aos negócios criados e gerenciados por mulheres, ampliando a visibilidade feminina no mercado de trabalho e o rompimento de inúmeros paradigmas sociais relacionados à figura da mulher. A inserção das mulheres em ambientes de negócios propõe uma maneira inclusiva e inovadora de enfrentar o empreendedorismo tradicional que é um modelo social majoritariamente masculino como a única figura de autoridade e liderança. Ao tratar-se de formas diferentes de pensamentos dos negócios, as mulheres conquistam mais espaço, estabilidade e independência financeira, empoderamento e satisfação pessoal e profissional.
No Brasil, a inserção da figura feminina no cenário de negócios se deu principalmente pela Constituição de 88 quando alcançaram igualdade jurídica. Todavia, são diversos desafios a serem enfrentados como preconceitos, falta de incentivos, jornada múltipla e discriminação. Outrossim, segundo o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, elas têm menor acesso às linhas de crédito e financiamento para expansão do seu negócio e recebem uma quantia significante menor que os homens.
De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras em Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, em 2019, 25% das aberturas de empresas foram por mulheres. Contudo, o estudo Women in The Boardroom; Uma Perspectiva Global, realizado pela Deloitte, mostra que a presença feminina em cargos é pequena. Apesar dos desafios enfrentados, muitas mulheres estão fazendo a diferença no mundo por meio da criação de negócios de impactos socioeconômicos. Fato que proporciona o aumento da diversidade e diminuição das desigualdades de gênero no cenário de expansão da economia.
Sandra Campos, graduanda em administração na UnB, proprietária e fundadora da empresa Aloha Beachwear, revela que o maior objetivo do seu negócio, além de vender os produtos, é vender o propósito do empresariado feminino. Seus conceitos são marcantes e não restringem-se apenas aos lucros, como por exemplo os valores e incentivos de amor próprio, quebras de padrões e tabus corporais impostos na sociedade e interação com os (as) clientes como a seleção de modelos para diversidades de silhuetas. “Mulheres realizadas à frente dos seus negócios são inspirações para outras mulheres e sinônimo de abundantes oportunidades de inovação, crescimento e desenvolvimento intelectual e social”, completa Sandra.
“O empreendedorismo representa uma importante alavanca para o empoderamento feminino”, João Henrique de Almeida Souza, presidente do Sebrae.
Fontes e dados:
https://ecommercenapratica.com/blog/empreendedorismo-feminino/amp/
https://sambatech.com/blog/insights/empreendedorismo-feminino/
https://blog.solides.com.br/mulheres-no-empreendedorismo/
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=Empreendedorismo%20Feminino
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