Reportagem por Anna Helena Chaves Silva Marques Santana em 02/11/2020
A produtividade está sendo um assunto em alta entre os alunos. A pandemia influencia bastante na disposição, na atenção e na rotina dos estudantes. Estas 6 dicas podem ajudar bastante na produtividade e a manter uma rotina diária de estudos.
1- Acorde cedo:
Antes de assistir às aulas ou se preparar para estudar, acorde, no mínimo, 1 hora antes da aula começar, pois quanto mais tarde fica, menos disposição você tem, e, consequentemente, menos atenção você presta nas aulas e nos estudos. Para acordar bem, é necessário dormir bem, porque uma boa noite de sono faz nosso cérebro ter mais efetividade em armazenar o que é estudado e aprendido ao longo do dia.
2- Vista uma roupa confortável, mas que não seja um pijama:
Quando colocamos uma roupa confortável, melhor ainda depois de um bom banho, já nos sentimos prontos para enfrentar o dia pela frente. A utilização do pijama para estudar de manhã acaba influenciando algumas pessoas, principalmente aquelas que acordam 5 minutos antes do horário das aulas começarem. Por conta do pijama ser mais utilizado para dormir, o organismo pode ficar menos disposto a prestar atenção nas aulas, mas isso também é influenciado pela maneira que cada um acorda. Não é uma regra, mas caso você tenha mais dificuldade em despertar cedo, o mais indicado é utilizar uma roupa confortável, que preferencialmente não seja um pijama. Mesmo que você esteja em casa, é bom também utilizar o uniforme da escola para que a motivação nos estudos seja melhor.
3- Tenha um café da manhã saudável:
Uma alimentação saudável faz com que fiquemos com mais energia durante as atividades do dia. O cérebro humano é movido pela energia e os principais alimentos que nos dão energia mais rapidamente são carboidratos, mas não deixe de incluir proteínas no café também. Inclua uma fruta na refeição!
4- Estude em um local adequado, nunca na cama ou em algum lugar que te deixe com preguiça:
O ambiente no qual você estuda é o que mais influencia na sua produtividade. Encontre algum lugar na sua casa que seja mais silencioso, que contenha uma mesa para apoiar seus materiais e que te mantenha em concentração. Pode ser na escrivaninha, na mesa da sala, na da cozinha, em um local sem distrações, sem algo que possa te fazer desviar a atenção dos estudos.
5- Anote:
Mesmo naqueles dias mais difíceis, na qual a sua atenção não está focada totalmente nas aulas, tente anotar o máximo de coisas possíveis, pois quando você for estudar, elas vão te ajudar a entender aquele determinado conteúdo de uma maneira melhor.
6- Não deixe de descansar:
Nosso cérebro não funciona quando estamos cansados. Não adianta se cobrar para estudar por 5 horas seguidas com seu corpo totalmente indisposto, o conteúdo não vai entrar na sua cabeça e você não irá aprender com a mesma intensidade de um momento em que você está disposto. Nos intervalos, não fique apenas no local onde você estuda, saia um pouco, vá até a janela, converse com um familiar, faça um lanchinho e se permita espairecer um pouco. Não se cobre tanto, todos temos nosso ritmo.
Não se esqueça: você é capaz!
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos