Atualidades / Por Juliana Borba em 16 de dezembro de 2020
Os maus-tratos a animais têm sido um dos maiores problemas enfrentados pelo Brasil na contemporaneidade e, com ele, desafios para o seu combate. Embora ONGs, associações e abrigos venham ganhando muita visibilidade, os maus-tratos ainda persistem, infelizmente. A violência contra animais é o 5º crime mais cometido no Brasil. Cães, cavalos e gatos são alguns dos que mais sofrem com essa realidade cruel.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope com 2 mil internautas brasileiros aponta que 92% já presenciaram situações de maus-tratos contra animais, mas, somente 17% denunciaram as práticas. Outrossim, 67% dos internautas pesquisados afirmam já ter presenciado abandono de animais em suas respectivas cidades.
Percebe-se que os crimes contra animais englobam âmbitos sociais, econômicos e culturais. Devido ao fato de somente uma pequena parcela denunciar os casos, torna-se um desafio o combate às situações de negligência.
Campanhas de adoção têm ascendido em distintos cenários da sociedade. O clipe oficial da música “Me Adota”, da dupla sertaneja Sandro e Cícero, com participação especial de MC Mirella, promove um incentivo à adoção responsável de animais que procuram um lar.
Parte dos lucros arrecadados por meio da música serão revestidos em castrações para ajudar a diminuir o número de animais em situações de risco a longo prazo.
A adoção é a solução mais eficaz para proporcionar uma vida digna aos animais. A única maneira para evitar crimes é o empenho da sociedade, impedindo, assim, sua ocorrência denunciando os casos. Levando-se em consideração a ocorrência corriqueira de crimes, o Senado aprovou pena de 2 a 5 anos de reclusão para a prática de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações a cães e gatos.
O texto da lei também prevê multa e proibição da guarda aos acusados de praticar os atos contra esses animais. A pena é cumprida em regime aberto e pode ser revertida em punições alternativas.
O cachorro Sansão (imagem acima) foi vítima de maus-tratos na região metropolitana de Belo Horizonte, no dia 6 de julho. O cão teve as duas patas traseiras decepadas por uma foice e amordaçado com arame farpado após ter pulado o muro e brigado com outros animais.
Assim como a ação de seu dono, é importante denunciar e fazer o boletim de ocorrência para que a lei tenha mais efeito em sua aplicabilidade. Sansão se recuperou bem do tratamento e ganhou uma cadeira de rodas adaptada. A legislação foi apelidada de “Lei Sansão” em sua homenagem.
Diga não aos maus-tratos e abandono de indefesos. Denuncie e, se possível, adote contribuindo para o bem-estar dos peludos!
Fontes: https://g1.globo.com/google/amp/politica/noticia/2020/09/29/bolsonaro-sanciona-lei-com-pena-maior-de-ate-cinco-anos-para-maus-tratos-contra-caes-ou-gatos.ghtml
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos