O câncer de mama atinge várias mulheres ao redor do mundo. Nesse contexto, foi criado em 1986, pela Fundação Susan G Karmen for Cure, a campanha “Outubro Rosa” que é realizada anualmente, no mundo todo, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além disso, a campanha tem como seus principais objetivos compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da taxa de mortalidade pela doença.
A realização dessa campanha é muito importante, principalmente, para as mulheres brasileiras porque, segundo o instituto nacional do câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país.
Quando se tem um diagnóstico precoce da doença, as chances de cura aumentam e por isso é de extrema necessidade que as mulheres façam seus exames de rotina e conheçam bem seu corpo. Ademais as mulheres que têm mais dificuldade em acessar os hospitais para fazer os exames, durante o outubro rosa vão ter mais facilidade para fazê-los e diagnosticar a doença.
Então, no meu ponto de vista, é muito importante que a sociedade leve essa campanha como algo essencial e que se conscientizem sobre a doença e como diagnosticá-la.
Enfim, o outubro rosa não vai fazer efeito se andar sozinho, ele precisa de companhia para essa caminhada. As mulheres podem perceber alguns sintomas como – inchaço, vermelhidão, secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos entre outros -, sabendo disso elas podem ir ao médico para realizarem os exames e receberem qual o seu diagnóstico.
O Brasil, além da realização da campanha, poderia incentivar mais a realização de exames na mama em hospitais públicos para que as mulheres possam realizá-los periodicamente. Assim o outubro rosa conscientiza e informa, mas não age sozinho ele precisa que a sociedade faça sua parte.