Biografia de Carlos Drummond de Andrade

 Biografia de Carlos Drummond de Andrade

Biografia / Por Ana Beatriz, Isadora de Freitas, Leandro Silva, Letícia Vaz e Rafaela Yeshua em 13 de abril de 2020


Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores escritores do modernismo, nasceu no interior de Minas Gerais na cidade de Itabira. Desde cedo, alvo de destaque entre a família tradicional e conservadora da qual veio, Drummond demonstrava interesse pela literatura e pela natureza  a qual o rodeava no cenário de exploração mineral em que sua família dominava. Em seus primeiros anos de vida, teve contato com a poesia por meio de uma escrava da família a qual criou-o por grande parte de sua infância e juventude. 

Carlos-Drummond
https://claudia.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/carlos-drummond-de-andrade.jpg

O jovem poeta também tinha como característica marcante o gênio forte e a dificuldade de socialização, chegando a ser expulso de um dos colégios internos que frequentou, acusado de ‘’insubordinação mental’’ por um de seus professores. 

Drummond era apaixonado pela literatura e tinha como inspiração seu tio Alfredo Drummond, também poeta. Porém, inicialmente, não seguiu a carreira de escritor, chegando a graduar-se em farmácia e pedagogia, além de exercer o cargo de funcionário público. Percebendo, então, que ali não estava seguindo seu sonho, retornou a Belo Horizonte, onde publicou algumas obras no Jornal Diário de Minas e atuou como redator. 

Drummond era conhecido pela sua atitude galanteadora, que conquistava a todos, o que rendia inspiração a várias de suas obras, como nos poemas “Confidência do Itabirano” e “Amor e seu tempo”, em que se reflete a vida pessoal do poeta. Entretanto,  a obra de mais destaque de Drummond, vítima de diversas críticas em sua época de publicação, foi o poema “No meio do caminho”

No meio do caminho tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho

Tinha uma pedra(…)

No meio do caminho(1928), Carlos Drummond de Andrade

O poema foi martirizado por alguns críticos, afirmavam que era uma afronta à poesia devido a sua repetição de palavras e falta de métrica. Mas por outro lado, muitos autores reconheciam a genialidade de Drummond e o classificavam como um poeta moderno.

Carlos Drummond exerceu um papel de fundamental importância enquanto escritor. Nos seus poemas, ele mencionava críticas sociais, sentimentais e pessimismo do humor e da vida, além de questões políticas, já que vivenciou o período das duas guerras mundiais.

O poeta casou-se com Dolores Dutra de Moraes, com quem constituiu uma família, tendo dois filhos, Maria Julieta e Carlos Flávio, que viveu apenas meia hora após nascer. Sua filha foi alvo de grande carinho do pai, sendo incentivada a trilhar a carreira como escritora, mas teve uma morte precoce, coincidentemente, 12 dias antes da morte de Drummond, que teve seu psicológico devastado pela perda de sua filha. 

Carlos Drummond de Andrade deixou um vasto legado de obras e de tesouros para os amantes da literatura nacional. Foi homenageado por outros autores como Ziraldo Alves, recebeu uma estátua que está exposta no Rio de Janeiro, além de ser pauta de diversos documentários e discussões acerca de seu talento e do movimento modernista brasileiro. Sua importância na atualidade é reflexo de um autor com gênio forte e apaixonado pela escrita que revolucionou a literatura no Brasil. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo