Filmes por Davi Sousa da Vinha em 26/05/2021
Primeiramente, vamos fazer um rápido panorama de Gotham no começo de Batman: o Cavaleiro das Trevas. Uma cidade controlada pelo crime organizado, pulsando corrupção na polícia e em outras instituições governamentais, sendo protegida por um vigilante mascarado, o Batman, que faz o seu melhor para combater tais injustiças nas ruas, e, ao mesmo tempo, surge uma figura auspiciosa no meio da moral baixa da população entre os processos legais de Gotham, o promotor Harvey Dent. Neste meio, aparece um outro indivíduo bem excêntrico que se revelaria ser um remédio bem potente para Gotham. O Coringa.
Analisemos resumidamente suas ações e consequências do filme. Seu primeiro feito é o roubo ao banco usado pelos mafiosos para lavagem de dinheiro, não a fim de simples e ilegal acumulação de capital, mas sim para alertar os mesmos de que seus rendimentos podiam e estavam sendo facilmente rastreados. Tal feito culminou em uma reunião entre as gangues de Gotham e seu contador chinês, Lau, que saiu da toca para transferir todo dinheiro restante para sua conta pessoal em Hong Kong, bem longe da jurisdição de Harvey Dent, que no momento representava uma ação judicial contra o crime organizado.
Coringa interrompe o encontro, dizendo que Batman sequestraria Lau em qualquer lugar do mundo e o faria falar, além de oferecer matá-lo por metade do dinheiro. Ninguém deu ouvidos e adivinha: Lau foi capturado e retido na delegacia de polícia de Gotham. Mais tarde, Coringa também foi preso, mas conseguiu orquestrar uma fuga, sequestrando o contador e posteriormente queimando todo o dinheiro de sua conta pessoal junto com ele.
Até aqui, a máfia de Gotham está falida e Harvey pôde prender mais de 500 criminosos envolvidos por causa da confissão de Lau e da grande perda monetária causada pelo Coringa. Só restava lidar com o ninja mascarado que causou a escalação dos criminosos de Gotham e inspirou outros vigilantes ilegais pelas ruas. O Batman.
Pré fuga da prisão, Coringa consegue, através de policiais pagos, articular o sequestro de Harvey e Rachel, namorada do promotor, e coloca ambos em depósitos diferentes cheios de gasolina podendo se comunicar com rádios. Ainda antes da fuga, ele conduz Batman para salvar Harvey enquanto Rachel morre por causa do atraso dos policiais. Nessa série de eventos, Coringa desestabiliza Harvey mentalmente e posteriormente o liberta das amarras do hospital onde foi assistido por causa dos ferimentos que o transformaram no Duas-Caras.
Mais tarde no filme, Coringa atrai Batman para um confronto cara a cara enquanto Harvey, atual Duas-Caras, descobre e mata policiais corruptos, além de sequestrar a família de Jim Gordon, grande confidente do Cavaleiro das Trevas, para matá-la na frente dele. Quando Coringa perde a luta, ele relata ao vigilante a situação em que Harvey se encontra a fim de criar a possibilidade do Cruzado Encapuzado detê-lo, o que é concretizado com a morte do ex-promotor. Batman, após causar a morte de Harvey, diz que irá assumir os assassinatos do mesmo, pede a Gordon para que o reconheça como um legítimo fora da lei e se aposenta.
Você pode argumentar que o Coringa é um agente do caos e não um homem de planos. Inclusive é uma das falas icônicas do filme, mas podemos confiar nesse lunático? Claro que não! Isso foi completamente da boca para fora considerando todos os processos de efeito dominó causados pelo Coringa com perfeição. No final do longa temos uma máfia quebrada, a maioria dos criminosos e corruptos presos/ descobertos/ mortos, substituição do alcoólatra Comissário Loeb para o incorruptível Jim Gordon, criminalização do vigilante e a aposentadoria do mesmo, além da martirização de um verdadeiro herói e representante da justiça, o promotor Harvey Dent. Houve 8 anos de paz desde que o Coringa apareceu até os eventos do filme em sequência. Achei muito bem preparado e inteligente por parte dele na minha humilde e sincera opinião.
Não me entenda mal. Sou contra os métodos propostos por esse maníaco, embora seus resultados tenham sido indubitavelmente benéficos.
FONTES
https://www.reddit.com/r/FanTheories/comments/3insgr/joker_is_the_hero_in_the_dark_knight/ : teoria original no reddit
https://youtu.be/JZ8YU5GcK-s : vídeo do canal FilmTheory sobre o mesmo assunto, também têm umas paradas mais detalhadas
MÚSICA
Esse tema proporcionou uma desculpa para colocar umas músicas do Batman, o que me deixa bem alegre. Eu gosto pakas do Batman
https://youtu.be/Ll9H9o8FJr0 : música tema do jogo Batman: Arkham City. Fenomenal, cara
https://youtu.be/kRZAk2rfESU : música tema do filme do Batman de 1989 de Tim Burton. Danny Elfman é incrível na moral
https://youtu.be/ELfhj4RfrlY : Batman através das eras pelo grupo Piano Guys. Eu gosto muito do Batman, sério mesmo
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos