O racismo no decorrer da pandemia

 O racismo no decorrer da pandemia

Atualidades por Rafaela Hanai Catsuqui em 02/08/2021

Mulher protestando contra o racismo - Covid 19
Mulher segurando uma placa como forma de protesto (Fonte: ABC )

Mesmo com uma evolução da sociedade quanto direitos, ainda nos vemos em um mundo repleto de racismo.

É de fundamental importância, primeiramente, diferenciarmos os conceitos étnicos-raciais. É fato que grande parte da população em pleno século XXI, ainda não sabe distinguir racismo e preconceito. Aquele como sendo a ideia de superioridade de uma ‘’raça’’ em relação a outra, esse  como sendo a prática de uma ofensa generalizada. Nesse sentido, tem se tornado frequente a discriminação contra pessoas asiáticas, principalmente após a evidenciação das origens do vírus da Covid-19.

 Em primeira análise, é válido ressaltar que o racismo atinge grande parte da população, apesar da mesma não perceber.  Tal prática se estrutura na ideia de dominação de um indivíduo sob o outro. Sob esse prisma, a teoria do Darwinismo Social foi e é usada para validar as práticas racistas e defender o ponto de vista do dominador. Nesse contexto é importante buscar a igualdade entre as etnias, ainda que respeitando suas diferentes características. Para ilustrar, temos Morgan Freeman ‘’ O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece’’.

            Convém analisar ainda, que as práticas racistas contra a população amarela, tornaram-se mais evidentes. Haja vista que os primeiros casos da Covid-19 foram registrados em Wuhan, província chinesa. Então muitos associaram e assumiram os asiáticos como culpados pela origem da pandemia. Esse pensamento provocou inúmeros incidentes e brutalidades contra pessoas inocentes. Estima-se que as agressões contra asiáticos aumentaram em 1900% em um ano após os primeiros casos de Covid nos EUA, segundo a VOGUE. Exemplificando o fato, há o caso de Danny Yu Chang espancado em março deste ano em San Francisco. À vista disso, vemos pessoas sendo desumanizadas, maltratadas  e subjugadas por razões e teorias injustificáveis, falsas e equivocadas. 

           Diante do exposto, vê-se como mesmo em pleno 2021, ainda existe tanto racismo. Desse modo, muitos cidadãos além da agressão verbal, partiu para a física, e está afetando principalmente após a pandemia do coronavirus, o grupo da etnia amarela, por puro racismo e discriminação.

Racismo? Fácil resolver, é só sermos humanos!

Dica:  ‘’raça’’- termo incorreto, pois raça só existe a humana. O termo ideal seria etnia.    

Links para melhor detalhamento do conteúdo:  

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/odio-gratuito-danny-yu-chang-o-idoso-asiatico-espancado.phtml

https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2021/03/pandemia-de-covid-19-faz-agressoes-contra-asiaticos-aumentar-em-1900-em-um-ano-nos-eua.html

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo