Influências da Inteligência Artificial

Influências da Inteligência Artificial

Ciência & Tecnologia por Vinicius Gomes Goursand em 08/09/2021

Em um dia, querendo comprar um casaco da sua série preferida, você acabou comentando com algum amigo sobre esse mesmo produto. No dia seguinte, pega seu celular para fazer alguma pesquisa sobre a matéria que tem dificuldade e, de repente, aparece um monte de propaganda daquele mesmo casaco, ou algo parecido, em todo site que entra. Mas a principal pergunta é: “Como o computador sabia que eu queria exatamente aquele produto?”.

“Colocaram um chip leitor de mentes em vacinas?” “Existem alienígenas que veem o futuro e descobriram o que cada um dos humanos querem comprar?” “Colocaram produtos químicos na água que fazem todos comprarem os mesmos produtos?” 

Não, nenhuma dessas indagações estão corretas, são apenas teorias da conspiração. Para realmente responder àquela pergunta, precisamos entender mais como a tecnologia está avançando e como ela se tornou tão importante para os humanos.

inteligencia-artificial2
Fábrica no interior do Brasil, no período da primeira revolução industrial, em 1880. (Foto: Wikipedia)

Desde antes da primeira Revolução Industrial, os seres humanos não apreciavam fazer o trabalho pesado, colocando, assim, outros para realizá-los. Com esse pensamento, criamos máquinas que conseguissem substituir grande parte da mão de obra e que agilizassem o processo de produção dos produtos. Daí em diante, as tecnologias alcançaram muito mais espaço no mundo industrial, dado o desejo dos seres humanos em especializá-las ainda mais, para que chegassem a substituir totalmente as pessoas. Porém, para que isso seja possível, as máquinas precisam saber não apenas como fazer um produto, como também ter a capacidade de aprender a partir de apenas um comando, conseguindo, desse modo, desenvolver todo o resto. Isso é Inteligência Artificial.

Ademais, vale dizer ainda, que as Inteligências Artificiais (IAs) estão presentes em todo lugar, desde o Pix que você faz para pagar o mercado da sua rua até a máquina mais potente, capaz de realizar os cálculos mais precisos para uma viagem até Marte. 

Os aplicativos que você usa, os sites que você faz compras, até seu site de notícias favorito (a Folha Única). Tudo isso tem uma Inteligência Artificial, a qual aprende seus costumes e gostos por meio de tudo que você assiste, ouve, escreve e posta no seu dia a dia. Todos esses dados são coletados e estudados pelas IAs para fornecer, automaticamente, o que você quer e deve consumir dentro de cada plataforma que interage.

inteligencia-artificial3
Inteligência artificial na Indústria

A Inteligência Artificial também ajudará bastante na automação de veículos, como já feito pela Amazon, Tesla, Volvo, Airbus, entre outras. Essa tecnologia fornecida pelas IAs é intrínseca para uma maior segurança nas ruas, pois, uma vez que os carros assumam o autocontrole no trânsito, a falha humana torna-se um fator a menos para gerar acidentes. Essa forma de locomoção é acompanhada por um sistema inteligente em que todos os carros se comunicam e conseguem interagir por meio das IAs, sem nem mesmo a necessidade de semáforos. Trazendo mais paz e conforto no trânsito.

A IA já se mostrou, em muitas áreas, mais eficaz do que nós, como visto nas áreas médicas, ajudando, na pandemia, a agilizar bastante o processo de produção de vacinas contra covid-19. Além da vacina atual, ela é usada para fazer testes químicos muito complexos na fabricação de novos medicamentos e materiais. Com o uso de assistentes virtuais que fazem uso do deep learning(1) para, aproveitando dos conteúdos teóricos científicos e dados genéticos ou clínicos do paciente, sugerir as melhores opções de tratamento.

deep learning: um ramo de aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos que tentam modelar abstrações de alto nível de dados usando um grafo profundo com várias camadas de processamento

A partir dessas novidades que as IAs podem proporcionar, o futuro mostra-se bastante promissor e revolucionário. Pois, com elas, pode-se descobrir, inovar e otimizar todos os métodos atuais, conseguindo identificar e analisar uma quantidade maior de possibilidades, escolhendo, sempre, a melhor opção.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo