O impacto transgeracional de ABBA   A banda sueca que conquistou o coração de pais e filhos

O impacto transgeracional de ABBA  
A banda sueca que conquistou o coração de pais e filhos

Cultura & Arte por Maria Clara Ortiz Rodrigues em 22/11/2021

 Formada no ano de 1972, em Estocolmo, capital da Suécia, a banda composta por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad faz história. 

          O nome do grupo é um acrônimo que representa as iniciais do nome de seus membros, que, apesar de sua simplicidade, ficou conhecido no mundo inteiro. A banda estourou quando ganhou o Eurovision Song Contest de 1974, com sua música Waterloo. A competição, uma das maiores internacionais de música, fez o quarteto representar, pela primeira vez, um vencedor de seu país. Também foi a primeira banda pop europeia a fazer sucesso internacionalmente, conquistando ouvintes da América do Norte e Oceania ao produzir músicas que se encaixam no grupo de disco e pop rock. ABBA  liderou as paradas musicais de 1974 a 1982, sendo a banda que mais vendeu discos nos anos 1970.  

          Suas músicas afetaram a geração de jovens dos anos 70, e, depois, fizeram sucesso com o musical “Mamma Mia!”, composto somente com músicas de sua discografia. O musical teve sua estreia no ano de  1999, em Londres, fazendo bastante sucesso; porém, ele viralizou internacionalmente com sua adaptação para os cinemas em 2008, com um elenco composto por Meryl Streep, Amanda Seyfried, Colin Firth e diversos outros atores conhecidos. “Mamma Mia!” fez a banda ABBA reconquistar o coração de seus antigos fãs e conquistar milhares de novos corações. Produzido pela Universal Studios, o filme arrecadou mais de 602 milhões de dólares americanos, aproximadamente 3.4 bilhões de reais (atualmente).  

          A banda possui uma interessante história: tecladista e vocalista Benny Andersson, em companhia do guitarrista e vocalista Björn Ulvaeus, compunha músicas enquanto tocava em diversas bandas na década de 60. Um tempo depois de já comporem juntos, eles conheceram a cantora sueca Agnetha Fältskog, que, futuramente, se tornou a esposa de Ulvaeus em 1971. A cantora natural da Noruega Anni-Frid Lyngstad começou a tocar com Benny, Björn e Agnetha em 1969, mesmo ano em que começou seu relacionamento com Benny. Andersson produziu o primeiro álbum solo de Lyngstad em 1971, momentos antes da formação oficial da banda. 

         Após lançar diversos singles que chegaram a número 1 no Billboard Chart, como “Mamma Mia”, “Gimme, Gimme, Gimme”, “Dancing Queen”, “Fernando” e outras 14 músicas, o grupo ABBA, apesar de nunca haver oficialmente anunciado sua separação, fez seu último show em 1982. 

          Para a felicidade de seus fãs, o grupo recentemente anunciou seu retorno. Apesar do divórcio de seus membros, dia 5 de novembro de 2021 o mundo foi presenteado com “Voyage”, um álbum que é composto dos clássicos hits da banda sueca, além de novos singles. Fazendo aparições em diversas redes sociais como Instagram, Tiktok e Twitter, é evidente que a banda ABBA, novamente, tenta conquistar os corações dos jovens. 

          Batidas cativantes e letras fáceis de serem memorizadas foram o que levaram a banda ao sucesso, amor e persistência é o que faz eles continuarem cativando seus ouvintes. Mesmo após 40 anos separados, a banda conseguiu reunir 660 mil seguidores no Instagram, 2 milhões no Tiktok e sem contar os mais de 19 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify. Sempre imprevisível e se reinventando, a banda ABBA novamente se torna um dos assuntos mais falados do momento. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo