Finlândia e Suécia enviam pedidos de adesão à OTAN.

Finlândia e Suécia enviam pedidos de adesão à OTAN.

Noticia por Eduardo da Rosa Amaral em 07 de junho de 2022


Publicado por Luisa Soares Brescianini

Finlândia e Suécia enviam pedidos de adesão à OTAN ( publicado por Poder 360)

Nesta quarta-feira (18/05), a Finlândia e a Suécia oficializaram o pedido de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ao secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg.

Os dois países europeus adotam posicionamentos militares neutros desde a Guerra Fria, e a decisão dessas duas nações de entrarem na OTAN demonstra uma grande mudança na organização da segurança da Europa. Isso reflete uma mudança na opinião pública dos habitantes da região desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

Todos os 30 países aliados à OTAN precisam aprovar a entrada de ambas as nações. Entretanto, o presidente da Turquia Recep Erdogan demonstrou uma certa preocupação com a entrada deles na OTAN. Erdogan afirmou publicamente nesta segunda-feira (16/05) que o país irá vetar a adesão desses Estados na organização. Isso ocorreu porque ambos os países abrigam terroristas do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão).

O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que haverá uma “resposta” caso a Finlândia e Suécia entrem na OTAN. “A expansão da infraestrutura militar para este território certamente causará nossa resposta”, disse Putin, segundo a agência russa Tass. Putin também disse que a expansão da OTAN está sendo usada pelos Estados Unidos para agravar uma situação de segurança global.

Um comunicado do Kremlin publicado no sábado (14/05) afirma que “Vladimir Putin destacou que o fim da política tradicional de neutralidade militar seria um erro, pois não há nenhuma ameaça à segurança da Finlândia”.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo