A importância dos povos indígenas no Brasil
Noticia por Anna Clara Darlan em 02 de setembro de 2022.
Publicado por Cecilia Valadares
Sendo um dos povos originários da população brasileira, os povos indígenas, além de serem parte da miscigenação do Brasil, são também influenciadores nas músicas, danças, cultura, comida e no idioma. Não só no território nacional, mas em toda a América, os nativos já estavam antes das invasões feitas pelos europeus. Devido aos seus claros méritos, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou em dezembro de 1993, o dia 9 de agosto como Dia Internacional do Povo Indígena.
Quando o país foi invadido pelos portugueses, os indígenas já ocupavam e viviam no território, ou seja, os europeus cometeram etnocídio com os aborígenes que habitavam as terras. Segundo a FUNAI ( Fundação Nacional do Índio) existia aproximadamente 3 milhões de nativos no Brasil. Porém, com o tempo, diante dos preconceitos e dos assassinatos devido à cultura, a população de indígenas diminuiu para aproximadamente 800 mil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), evidenciando a discriminação de um povo em que todos os brasileiros possuem descendência.
Em razão de todo o preconceito que foi criado contra eles, foram desenvolvidas no Brasil, as cotas para indígenas e reserva para os aborígenes nas vagas de emprego, com o intuito de equalizar o tratamento de todos os brasileiros.