Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
Notícia por Luís Fernando de Figueiredo Leite Ribeiro em 09 de novembro de 2022
Publicado por Maitê Folha Desseaux
A Rainha Elizabeth II do Reino Unido, monarca que reinava o Reino Unido e mais 14 Estados Independentes chamados de Reinos da Comunidade das Nações, morreu nesta tarde de quinta-feira (08/09). A morte foi anunciada pelas redes sociais da Família Real. Pela manhã, no Palácio de Balmoral, na Escócia, a Rainha preocupou os médicos e a família com sua integridade física, a qual já havia apresentado problemas nos últimos meses. Filhos e netos da Rainha foram convocados e deslocados para o palácio escocês. Nas redes sociais, já era comentado o estado de saúde e um possível falecimento de Elizabeth II desde o início da semana, devido a uma foto postada na conta do instagram da Família Real. A fotografia mostra a Primeira Ministra do Reino Unido, Liz Truss, em uma visita à Rainha no Palácio de Balmoral, contudo as mãos da monarca apresentavam hematomas preocupantes.
Além disso, houve acentuada inquietação após indícios da Operação “London Bridge”, um código da realeza britânica que traz orientações sobre o que fazer quando a morte da Rainha Elizabeth II chegar, como utilizar um código de vestimenta específico e notificar as principais emissoras do país. Uma dessas emissoras foi a BBC, que trocou sua tradicional logo vermelha por uma preta, obrigou todos os jornalistas a trabalharem com roupas pretas e suspendeu toda a programação para priorizar notícias sobre o estado de saúde da monarca.
Com o falecimento de Elizabeth II, Charles Philip Arthur George, o Príncipe Charles, de 73 anos, sendo o descendente mais velho a assumir o trono, será o rei do Reino Unido. Charles deve se reunir em uma audiência com a primeira-ministra Liz Truss e fará um pronunciamento à nação, além de viajar por todo Reino Unido.