A teoria dos jogos 

A teoria dos jogos

Com entendimento de economia e estratégias de administração

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC feito por Maria Clara Muniz Padue


Publicado por Maitê Folha Desseaux em 29 de outubro de 2022.

Informações:

RESUMO 

Este trabalho tem o objetivo de estudar e compreender como a teoria de jogos é importante para um bom desempenho e administração, seja em casa, no trabalho, em uma empresa, entre outros. Mas para isso vamos entender melhor como usar estratégias para botar essa teoria em prática. 

ABSTRACT: 

This work aims to study and understand how game theory is important for good performance and administration, whether at home, at work, in a company, among others. But for that, let’s understand better how to use strategies to put this theory into practice. 

PALAVRAS CHAVE: 

Estratégia, técnica, organização e administração. 

KEYWORDS:  

Strategy, technique, organization, administration. 

AGRADECIMENTOS 

Agradeço a minha companheira de confiança Marianna de Castro, que me apoiou com o trabalho até o fim. 

DEDICATÓRIA 

Eu dedico as longas semanas de trabalho a minha família, que sempre esteve ao meu lado em relação a escola e minhas atividades e dificuldades. 

“Só sei que nada sei” – Sócrates 

INTRODUÇÃO 

A Teoria de Jogos pode ser mais importante do que parece, no trabalho, na escola, ou até mesmo para sair de casa é importante usá-la. Mas para aplicá- la  é importante reconhecer estratégias que dominam determinada situação, pois as estratégias além de serem inteligentes, são precisas para ganhar o jogo.  

Existem múltiplos exemplos da Teoria dos Jogos para que as pessoas entendam todo o raciocínio e como funcionam as técnicas e estratégias, alguns deles são: O Dilema dos Prisioneiros, O Jogo da Galinha, A Batalha dos Sexos, dentre outros. Mas antes de conhecer cada um, vamos entender melhor o que é e como funciona a teoria? 

1. O QUE É A TEORIA DOS JOGOS? 

Administrar uma empresa, um uma país, indústria, ou até mesmo organizar as finanças da própria casa, são exemplos de ter um conhecimento sobre A Teoria Dos Jogos. As estratégias são relevantes para tais, pois para administrar uma empresa, como dito nos exemplos, é evidentemente preciso ter múltiplos critérios. Por exemplo, para organizar a economia da empresa são necessárias estratégias para não entrar em crise ou em falência, ou para que essa empresa tenha mais destaque que as outras. 

Para estudar essa teoria é preciso saber como as estratégias e como realiza-las. Existem múltiplos jogos que ensinam como e onde usar cada estratégia dependendo da situação, são eles: O Dilema do Prisioneiro, O Jogo Da Galinha, A batalha Do Mar de Bismark, dentre outros. E para compreende-los melhor é usado um gráfico para identificar as vantagens e desvantagens de cada um envolvido em cada acontecimento:  

O Dilema do Prisioneiro 

Dois prisioneiros, depois de cometerem um crime, são presos e colocados em celas diferentes. Eles são questionados por um policial, que lhes dá o mesmo acordo: “você pode falar ou ficar calado. Se você falar e seu parceiro ficar calado, todas as denúncias em contraposição a você serão eliminadas e você ficará liberto. Seu depoimento será utilizado em oposição ao seu parceiro, que receberá pena máxima pelo crime. Se você ficar calado e seu colega falar, ele será liberto e você receberá pena máxima. Se os dois falarem, os dois receberão uma pena média. Mas se os dois ficarem calados, receberão uma pena mais leve ”. 

O raciocínio a respeito desse problema que será tomada pelos prisioneiros apresenta-se assim: “Meu parceiro irá falar ou ficar calado. Se ele falar, eu preciso falar também, para não levar a culpa sozinho. Se ele ficar calado, então eu devo falar, para que eu consiga a minha liberdade, que é a melhor situação para mim. Então, independentemente de o meu parceiro falar ou ficar calado, eu devo falar”. Sob as circunstancias citadas pelo agente e por não poderem conversar, ambos pensarão que confessar é o que lhes oferece a melhor circunstância. Mas, esta é a melhor opção, pois o melhor resultado para os dois seria que ambos se ajudassem, permanecendo em silêncio, de modo que ninguém sairia mais prejudicado que o outro. Portanto, a escolha racional não é, para o grupo envolvido, a melhor escolha. 

 Prisioneiro “B” fica calado Prisioneiro “B” fala 
Prisioneiro “A” fica calado Pena mais leve Pena máxima 
Prisioneiro “A” fala Pena máxima Pena média 

2. POR QUE ESTUDAR TEORIA DOS JOGOS? 

Quando escutamos a palavra “ jogo” pensamos em algo como lazer e diversão entre amigos e família. Mas, o real significado de jogo é estratégia, saber administrar em algo e apostar. Por isso, indivíduos e organizações tomam suas decisões em uma situação de interação estratégica: aquela em que participantes sejam indivíduos ou organizações, reconhecem as suas decisões. 

Assim, quando um grupo de pessoas, empresas e partidos políticos estiverem envolvidos em alguma situação em que as decisões influenciam, pode-se dizer que eles estão em um “jogo”. Vamos ver como a Teoria Dos Jogos está presente em tal jogo no exemplo: A Batalha de Bismark: 

Em dezembro de 1942 o comando de guerra japonês resolveu mover um maciço reforço do Japão para Lae. Mas, o comboio japonês contava de duas rotas diferentes: a rota pelo sul, que apresentava tempo bom e boa visibilidade, e a rota pelo norte, que apresentava tempo ruim e baixa visibilidade. As forças aliadas somente possuíam aviões de reconhecimento para pesquisar uma rota por vez, sendo que a busca em qualquer uma das rotas consumia um dia inteiro. Dessa forma, se as forças aliadas enviassem seus aviões de reconhecimento para a rota certa, poderiam começar o ataque em seguida.  Mas, se mandassem os aviões para a rota errada, perderiam um dia de bombardeios. Os aliados também sabiam que se os japoneses escolhessem o sul, o bom tempo afirmaria três dias de bombardeio. Contudo, se os japoneses tivessem escolhido a rota norte, o tempo ruim permitiria apenas dois dias de bombardeio. O melhor cenário para a aviação aliada aconteceria se os aliados enviassem os aviões de reconhecimento para a rota sul e os japoneses tivessem escolhido essa rota. A pior situação para os aliados seria se os japoneses tivessem ido pelo norte e os aviões de reconhecimento fossem enviados no primeiro dia para a rota sul: os aliados perderiam um dia por iniciar a busca na rota errada e mais outro dia pelo  tempo ruim da rota norte, colocando apenas de um dia para bombardear o comboio. Caso os japoneses tivessem escolhido a rota norte e os aliados também, os aliados perderiam apenas um dia de bombardeio por motivo ao tempo ruim, tendo dois dias a sua disposição para atacar o comboio. Por último, se os japoneses escolhessem o sul e os aliados começassem sua busca pelo norte, perderiam um dia por conta do engano e teriam dois dias de bombardeio definitivo à disposição.  

É fácil perceber que não há uma opção que seja imediatamente melhor para os aliados. Caso os japoneses tivessem escolhido o sul, o melhor teria sido enviar os aviões para o sul. Já na hipótese de os japoneses terem enviado o comboio pelo norte, o melhor seria enviar os aviões pelo norte. 

 FORÇAS ALIADAS COMBOIO JAPONÊS COMBOIO JAPONÊS 
ROTA SULROTA NORTE 
BUSCA ROTA SUL NO PRIMEIRO DIA 3 DIAS DE BOMBARDEIO 1 DIA DE BOMBARDEIO 
BUSCA ROTA NORTE NO SEGUNDO DIA 2 DIAS DE BOMBARDEIO 2 DIAS DE BOMBARDEIO 

Resposta: você deveria mandar os aviões fazerem a busca no primeiro dia pela rota norte. Isso porque enquanto para os aliados a melhor estratégia dependia do que os japoneses decidissem, para os japoneses a rota norte era a melhor escolha caso os aliados escolhessem o sul e era uma opção tão boa quanto a rota sul se os aliados escolhessem o norte!  

Assim, os aliados “adivinharam” por onde os japoneses viriam simplesmente considerando: que os japoneses agiriam racionalmente e os dados da situação. Era uma boa aposta e se mostrou bem-sucedida. 

3. COMO APLICAR NO TRABALHO  

É preciso dizer que o significado de ganhar é diferente para cada um. A forma como você o define depende da maneira como você age no trabalho. Então, a forma como você percebe o estimulo dos seus oponentes faz a diferença na sua conquista. Uma dica é entender se você quer ganhar ou apenas não fracassar. 

 A Teoria de Jogos pode ser usada por quem quer encarar os propósitos como cuidados a serem administrados, reconhecer e produzir estratégias para impedir potenciais perigos e se concentrar em manter o que já alcançou, podendo ser levada também para uma solução de contratempos. O importante é encontrar onde seu incentivo conduz para que as estratégias se igualem e, se possível, encontrar um cenário em que todos ganhem. Em diversos casos é possível listar as perdas e ganhos de cada tipo de estratégia adotada no trabalho e, além disso, quantificar essas perdas e ganhos numericamente. Essa quantificação pode ser feita listando quanto se ganha ou perde em dinheiro ou tempo de trabalho, por exemplo. A elaboração de uma lista de possibilidades como essa é proveniente da Teoria de Jogos. 

Muitas vezes, jogar para ganhar significa trabalho em grupo. Com uma equipe de colegas e colaboradores o trabalho é muito mais rápido e fácil. Trabalhar em grupo significa união e paciência. Com pessoas ao redor o trabalho chega mais longe e é possível ter mais conquistas. É assim que se aplica a teoria de jogos no trabalho, com múltiplas estratégias, união, paciência e esperteza é possível ter muitas vitórias.

5 pessoas reunidas em ambiente de trabalho dando as mãos
Equipe unida de trabalho – fonte: www.tse.com

4 A TEORIA DOS JOGOS NO FILME: UMA MENTE BRILHANTE 

Uma Mente Brilhante 

John Nash é um matemático que alcança vitória em diferentes campos da matemática e tem uma carreira acadêmica notável. Após resolver um problema referente à teoria dos jogos, ganha o Prêmio Nobel da Economia. Após ser escolhido para realizar um trabalho para o governo dos Estados Unidos, Nash passa a ter alucinações. Foi identificado como esquizofrênico, e depois de várias internações, ele precisará diferenciar o concreto do fictício e retornar a ter sua vida antiga. 

O Equilíbrio de Nash 

Quando há uma ligação de possibilidades que mostrem os maiores ganhos para os dois jogadores, vemos um caso em que os dois vencem. Isso é o que se chama de Equilíbrio de Nash. A teoria preserva que não existe uma estratégia predominante no jogo e que cada participante deve optar pela estratégia que leva para si as excelentes soluções. Esta será, na execução, aquela que oferta as mais bem-sucedidas vantagens para todo mundo. É por isso que em todos os casos que ocorrem a partir da Teoria dos Jogos têm harmonia, O Equilíbrio de Nash é a razão pela qual os participantes conseguem encontrar uma estratégia onde há uma opção benéfica em direção a todos. 

3 participantes jogando pedra, papel e tesoura
No jogo de pedra, papel ou tesoura não há Equilíbrio de Nash, pois não há situação em que todos ganham. Fonte: www.abcfinanzas.com

5. MAIS EXEMPLOS DE TEORIA DOS JOGOS 

O Jogo Da Galinha 

Dois jogadores dirigem em alta velocidade em uma estrada em sentido contrário. Quem desviar primeiro perderá o jogo e será “o Galinha”, para representar o medroso. O jogo da galinha é a representação estratégica onde se ambos desviarem ninguém perde o jogo, mas se nenhum dos dois desviarem, eles sofrerão um acidente grave. Os ganhos dos participantes só representam as suas prioridades, uma vez que é muito difícil tomar alguma decisão onde a própria vida está em jogo. Assim, a melhor opção para os jogadores 1 e 2 é desviar, pois assim é possível observar uma situação de equilíbrio onde os dois jogadores não saem feridos e ninguém perde o jogo. 

Um fato curioso é que esse jogo ficou famoso no filme Footloose, que é sobre um jovem que muda de cidade e protesta contra a proibição da cidade de dançar. 

Exemplo Artificial: Empresas de Sabão em Pó 

A empresa de sabão em pó 1 tem de decidir se lança, ou não, uma marca biodegradável para competir com o produto biodegradável de sua concorrente, a empresa2. E tem que decidir se aumenta, ou não, os gastos de propaganda com o seu produto. Os lucros de cada empresa: 

AUMENTAR OS GASTOS COM PUBLI. NÃO AUMENTAR OS GASTOS COM PUBLI.
EMPRESA 1 LANÇAR O PRODUTO BIO.                   5,5 7,3
EMPRESA  2 NÃO LANÇAR O PRODUTO BIO.                   2,4 2,7

Do ponto de vista da empresa 1, caso a empresa 2 decida aumentar seus gastos em publicidade, lançar o produto biodegradável possibilitará lucros no valor de 5 milhões de reais, enquanto a decisão de não lançar o produto biodegradável fará lucros menores, 2 milhões de reais. Mas, caso a empresa 2 estabeleça não aumentar seus gastos em publicidade, lançar o produto biodegradável fará lucros maiores do que não lançar. Já pode-se perceber, não importa o que a empresa 2 decida, é sempre melhor para a empresa 1 lançar seu produto biodegradável.  

CONCLUSÃO 

Por fim, conclui-se que a Teoria dos Jogos é uma ferramenta muito importante para as pessoas organizarem a própria vida pessoal. Além disso é um direcionamento para realizações de trabalhos profissionais, dentre outros benefícios. 

São inúmeras as aplicabilidades dessa teoria na vida das pessoas, ensina como se comportar no trabalho, como realizar suas atividades para serem um sucesso, tem influência direta na escolha de uma carreira profissional, nos relacionamentos interpessoais, na família, com os amigos, a Teoria de Jogos se destaca em fornecer meios para se alcançar o objetivo maior. 

BIBLIOGRAFIA 

Ronaldo Fiani: Teoria dos Jogos. Elsevier, Terceira Edição, 2015. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo