Música das Esferas

Música das Esferas

Reportagem por Anna Helena em 26 de novembro de 2022


Publicado por André Guerino

foto dos integrantes da banda coldplay
Foto doa integrantes da banda “Coldplay” – Reprodução: Tracklist

Composta por Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland e Will Champion, a banda inglesa Coldplay foi fundada em 1996 enquanto os integrantes cursavam a University College London (UCL). Inicialmente, a banda se chamava “Starfish”, porém um amigo próximo de Martin sugeriu que o nome fosse alterado para “Coldplay”. A carreira musical dos rapazes foi iniciada com o lançamento de três EP’s – ”Safety”, ”The Blue Room” e ”Brothers & Sisters” – gravados em 1998 e 1999. Um ano após o último EP, em 2000, a banda foi reconhecida mundialmente pelo single “Yellow”, que pouco tempo depois tornou-se parte do primeiro álbum “Parachutes”. Com um estilo de rock alternativo e indie, Coldplay logo conquistou grandes prêmios musicais, como o Grammy Award, e o coração de muitos fãs, principalmente com as canções “Fix You”, ”The Scientist”, “Viva La Vida”, ”Paradise”, “A Sky Full Of Stars” e “Something Just Like This”.

         O nono e último álbum de estúdio da banda, “Music Of The Spheres”, é composto por 12 músicas com harmonias eletrônicas e extremamente animadas. Conhecidos por sempre inovar em seus clipes e shows, o quarteto não descumpriu a tradição e trouxe a galáxia para a Terra nos clipes de ¨Higher Power¨ e ¨My Universe¨, com participação especial da banda sul-coreana BTS, trazendo nos videoclipes muitas cores, planetas e espécies imaginárias de extraterrestres, todos extremamente musicais, apesar dos momentos de tensão presentes na última música. Além da colaboração dos astros do K-pop, o álbum traz Selena Gomez, na música emocional de “Let Somebody Go”, a dupla americana We Are KING e o musicista Jacob Collier, ambos na canção “❤️¨ (Heart). Por conter uma influência musical de gêneros space rock e eletrônica, ¨Music Of The Spheres¨ não é como os clássicos, que são mais voltados ao pop e indie rock, portanto, talvez não seja do gosto de todos os fãs da banda – principalmente os mais antigos – mas isso não os impede de curtir a batida e apreciar a última obra de Coldplay. 

          No lançamento do álbum, em outubro de 2021, o mundo ainda estava se recuperando da sofrida pandemia de Covid-19, vivência que refletiu severamente em algumas letras das canções, que falavam, majoritariamente, da importância das relações humanas e do cuidado para com o outro. A turnê mundial, de mesmo nome do álbum, iniciou-se em março de 2022  na América do Norte e Central, e trouxe consigo um objetivo inovador: a sustentabilidade. Em um pronunciamento, os integrantes do Coldplay discutiram sobre a importância da preservação do planeta e a preocupação com a crise climática vivida atualmente em relação a poluentes nos mares e na atmosfera, logo, eles pretendem fazer com que essa turnê seja a mais limpa e sustentável possível. 

       De acordo com a banda, foram mais de dois anos estudando sobre os impactos ambientais sofridos pelo planeta e analisando como poderiam tornar os shows mais ecológicos e saudáveis, não só para as pessoas, mas, principalmente, para o meio ambiente. As famosas pulseiras de led fornecidas para os fãs durante o show, são feitas com material biodegradável e requeridas ao final, para que a própria equipe cuide para que elas sejam descartadas adequadamente, sem causar impactos negativos e lixo acumulado nos locais de shows ou nas próprias casas dos fãs, no caso de alguém ter as levado. 

         Apesar de ser o último álbum, a banda ainda não confirmou oficialmente se será a última turnê pelo mundo. Portanto, é recomendado aproveitar enquanto eles estiverem por aqui. Os shows no Brasil começaram em setembro, no festival Rock in Rio, e tiveram suas outras datas de shows extras adiadas para março de 2023, devido à saúde de Chris Martin. Os ingressos para os shows de São Paulo, do Rio e de Curitiba foram abertos no dia 17 de outubro e esgotaram quase imediatamente. Porém, para a alegria de alguns fãs, logo depois foi anunciado um show extra em Curitiba, que também esgotou rapidamente. Apesar de muitos não terem conseguido adquirir os ingressos, é possível assistir a um show em São Paulo da turnê de “A Head Full Of Dreams”, de 2017, no aplicativo de streaming Globoplay.

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo