Música das Esferas
Reportagem por Anna Helena em 26 de novembro de 2022
Publicado por André Guerino
Composta por Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland e Will Champion, a banda inglesa Coldplay foi fundada em 1996 enquanto os integrantes cursavam a University College London (UCL). Inicialmente, a banda se chamava “Starfish”, porém um amigo próximo de Martin sugeriu que o nome fosse alterado para “Coldplay”. A carreira musical dos rapazes foi iniciada com o lançamento de três EP’s – ”Safety”, ”The Blue Room” e ”Brothers & Sisters” – gravados em 1998 e 1999. Um ano após o último EP, em 2000, a banda foi reconhecida mundialmente pelo single “Yellow”, que pouco tempo depois tornou-se parte do primeiro álbum “Parachutes”. Com um estilo de rock alternativo e indie, Coldplay logo conquistou grandes prêmios musicais, como o Grammy Award, e o coração de muitos fãs, principalmente com as canções “Fix You”, ”The Scientist”, “Viva La Vida”, ”Paradise”, “A Sky Full Of Stars” e “Something Just Like This”.
O nono e último álbum de estúdio da banda, “Music Of The Spheres”, é composto por 12 músicas com harmonias eletrônicas e extremamente animadas. Conhecidos por sempre inovar em seus clipes e shows, o quarteto não descumpriu a tradição e trouxe a galáxia para a Terra nos clipes de ¨Higher Power¨ e ¨My Universe¨, com participação especial da banda sul-coreana BTS, trazendo nos videoclipes muitas cores, planetas e espécies imaginárias de extraterrestres, todos extremamente musicais, apesar dos momentos de tensão presentes na última música. Além da colaboração dos astros do K-pop, o álbum traz Selena Gomez, na música emocional de “Let Somebody Go”, a dupla americana We Are KING e o musicista Jacob Collier, ambos na canção “❤️¨ (Heart). Por conter uma influência musical de gêneros space rock e eletrônica, ¨Music Of The Spheres¨ não é como os clássicos, que são mais voltados ao pop e indie rock, portanto, talvez não seja do gosto de todos os fãs da banda – principalmente os mais antigos – mas isso não os impede de curtir a batida e apreciar a última obra de Coldplay.
No lançamento do álbum, em outubro de 2021, o mundo ainda estava se recuperando da sofrida pandemia de Covid-19, vivência que refletiu severamente em algumas letras das canções, que falavam, majoritariamente, da importância das relações humanas e do cuidado para com o outro. A turnê mundial, de mesmo nome do álbum, iniciou-se em março de 2022 na América do Norte e Central, e trouxe consigo um objetivo inovador: a sustentabilidade. Em um pronunciamento, os integrantes do Coldplay discutiram sobre a importância da preservação do planeta e a preocupação com a crise climática vivida atualmente em relação a poluentes nos mares e na atmosfera, logo, eles pretendem fazer com que essa turnê seja a mais limpa e sustentável possível.
De acordo com a banda, foram mais de dois anos estudando sobre os impactos ambientais sofridos pelo planeta e analisando como poderiam tornar os shows mais ecológicos e saudáveis, não só para as pessoas, mas, principalmente, para o meio ambiente. As famosas pulseiras de led fornecidas para os fãs durante o show, são feitas com material biodegradável e requeridas ao final, para que a própria equipe cuide para que elas sejam descartadas adequadamente, sem causar impactos negativos e lixo acumulado nos locais de shows ou nas próprias casas dos fãs, no caso de alguém ter as levado.
Apesar de ser o último álbum, a banda ainda não confirmou oficialmente se será a última turnê pelo mundo. Portanto, é recomendado aproveitar enquanto eles estiverem por aqui. Os shows no Brasil começaram em setembro, no festival Rock in Rio, e tiveram suas outras datas de shows extras adiadas para março de 2023, devido à saúde de Chris Martin. Os ingressos para os shows de São Paulo, do Rio e de Curitiba foram abertos no dia 17 de outubro e esgotaram quase imediatamente. Porém, para a alegria de alguns fãs, logo depois foi anunciado um show extra em Curitiba, que também esgotou rapidamente. Apesar de muitos não terem conseguido adquirir os ingressos, é possível assistir a um show em São Paulo da turnê de “A Head Full Of Dreams”, de 2017, no aplicativo de streaming Globoplay.