Umas das obras da terceira etapa do PAS, trata de um tema de extrema importância e relevância, principalmente para os jovens, que é a Prevenção de HIV-Aids na concepção de jovens soropositivos. Esse deve ser um tema abordado por todas as pessoas, independentemente da sorologia. Porém, para jovens soropositivos, a prevenção se torna ainda mais importante, pois eles precisam cuidar da própria saúde e também evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. Infelizmente, ainda há muito estigma em relação ao HIV-AIDS, o que pode afetar negativamente a vida dos jovens que vivem com a doença. É importante combater esse estigma e promover uma cultura de respeito e inclusão em relação ao HIV-AIDS.
Esse tema é tão importante pois, segundo dados do Ministério da Saúde, 52% dos casos de contaminação pelo vírus HIV são em pessoas entre 20 e 34 anos, e os especialistas acreditam que os jovens perderam o medo do vírus, já que hoje em dia as pessoas são muito mais descuidadas em relação à isso. Muito desse descuido é fruto de uma enorme falta de informação que se tem em relação ao vírus, o que faz com que as pessoas não levem os cuidados a sério e acreditem que é uma coisa muito distante. Portanto, é importante que informações sobre o assunto sejam disseminadas o máximo possível entre esses jovens, para que as pessoas entendam, de uma vez por todas, a seriedade do assunto.
Mas afinal, o que é HIV-Aids?
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que afeta o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra infecções e doenças. Quando um indivíduo contrai o vírus HIV, este começa a atacar as células de defesa do corpo, enfraquecendo o sistema imunológico e deixando o indivíduo suscetível a diferentes tipos de infecções e doenças. Já a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença que se desenvolve quando o sistema imunológico está severamente enfraquecido pelo HIV. A pessoa com AIDS pode desenvolver infecções graves e doenças oportunistas, ou seja, que afetam pessoas com o sistema imunológico debilitado, como pneumonia, tuberculose e câncer, que podem ser fatais. A AIDS não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra, mas sim através do vírus HIV, que é transmitido principalmente por via sexual desprotegida, transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de seringas ou durante a gravidez, parto e amamentação por uma mãe infectada.
Portanto, entendendo a gravidade da situação, é importante que medidas sejam tomadas a fim de prevenir a infecção do vírus. Algumas medidas preventivas incluem:
Além disso, é importante que jovens soropositivos tenham acesso a informações atualizadas sobre o HIV-Aids e sobre os seus direitos, como o acesso gratuito ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A educação sexual e o apoio psicológico também são fundamentais para que esses jovens possam cuidar da própria saúde e ter uma vida plena e saudável.
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos