Notícia por Gabriela Mendes Nonato em 8 de Agosto de 2023.
Publicado por Fernanda Assis Queiroz.
A peça “medida por medida”, de William Shakespeare, foi escrita em 1603. Entretanto, seus ensinamentos podem ser facilmente aplicados à atualidade. A obra se categoriza como uma comédia sombria devido aos temas pesados abordados em tom de sátira, algo muito comum para Shakespeare.
O autor ambientava suas peças fora da Inglaterra, dessa maneira estaria mais livre para fazer críticas ao governo inglês. “Medida por medida” foi apresentada em Viena, na capital da Áustria. Sua apresentação ocorria no chamado “palco elisabetano”, em formato de semi-arena com poucos cenários e mudanças de ambiente, indicadas pela fala ou pela movimentação do próprio elenco.
A peça aborda temas como ética, moralidade, corrupção e abuso de poder. Deve-se a isso o motivo de não ter sido bem recebida na época que foi lançada. O duque, ao perceber certo desrespeito de leis e princípios morais, escolhe Ângelo, um nobre respeitado por sua moral e conhecimentos jurídicos, para substituí-lo. Com o intuito de demonstrar seu autoritarismo, condena à morte um jovem chamado Cláudio, acusado do crime de “fornicação” (praticar relações sexuais sem estar casado) que engravidou a jovem Julieta. No entanto, durante a trama, é possível perceber uma parcialidade na aplicação das leis por parte de Ângelo.
A leitura da peça se mostra extremamente necessária, não só por ser uma leitura obrigatória do PAS 2, mas também por ser um ótimo repertório para redações. A dica é clara: leia e estude a obra.
Pressão e Perfeição: A crítica à obsessão estética em A SubstânciaResenha por Maria Clara Machado…
Ciclone extratropical chega ao Brasil com alto risco de tempestadesNotícia por Tatiane Gomes em 31…
Mulherzinhas: um retrato força femininaResenha por Sara Eduardo em 31 de outubro de 2024 Publicado…
Victoria Secrets Fashion Show 2024Reportagem por Letícia Cerqueira em 18 de outubro de 2024 Publicado…
Caso Diddy: entenda tudo que envolve a prisão do rapper americano.Reportagem por Bernardo Versiani em…
As melhores de 2024 (até agora)Resenha por Isadora Macário em 24 de outubro de 2024…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos