Viagem Pedagógica 2023

Reportagem por Bruna Maluhy Magnino em 18 de outubro de 2023


Publicado por Jullia Carneiro

No dia 29 de junho, os estudantes do Único Educacional embarcaram para uma experiência singular com a coordenação e os professores do colégio. O destino era Minas Gerais, incluindo as seguintes cidades: Cordisburgo, Belo Horizonte, Lagoa Santa, Brumadinho, Ouro Preto, Três Marias e Catas Altas. O objetivo da viagem era fazer os estudantes verem os conteúdos que aprenderam em sala de aula de forma prática, descobrirem coisas novas e visitarem algumas obras do PAS (Programa de Avaliação Seriada). 

No primeiro dia (29), em Cordisburgo, a primeira parada foi o Portal Grande Sertão, escultura em homenagem ao escritor Guimarães Rosa, onde os professores Fernando e Eduardo fizeram uma contextualização sobre as obras do autor e explicaram sobre como a arte afeta os dias atuais. Depois, os estudantes foram ao Museu Casa Guimarães Rosa, ocasião em que fizeram uma visita guiada e, ao final, presenciaram um menino de 10 anos, Davi, recitar lindos trechos do autor. A última visita foi na Gruta de Maquiné, berço da paleontologia no Brasil, lá os professores Gibrailto e Rodrigo Pavan deram explicações completas sobre a formação e descoberta da gruta. 

Em Lagoa Santa, o segundo dia se iniciou no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais, foi uma verdadeira experiência única entrar nos laboratórios, olhar nos microscópios com os profissionais e entender todo o processo que o alimento passa até chegar nas mãos das pessoas. O segundo destino foi a Gruta da Lapinha, um lugar onde a imaginação anda solta, já que em cada salão foi possível refletir sobre o que cada rocha representa. Posteriormente, os alunos jantaram em um restaurante beira lago. 

No terceiro dia de viagem, a cidade visitada foi Brumadinho. Os estudantes passaram quase todo o tempo em Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, que mistura arte contemporânea e um jardim botânico. Os estudantes puderam ver exposições como a Galeria Cosmococa, Narcissus Garden e a Galeria Adriana Varejão. Depois da tarde cheia, foram para Belo Horizonte visitar a Igreja São Francisco de Assis, concebida por Oscar Niemeyer. 

No dia seguinte, os alunos andaram muito em Ouro Preto, visitando três igrejas extravagantes do estilo barroco, o Museu Casa dos Contos e a casa de Tomás Antônio Gonzaga. É importante lembrar que o tour pela cidade foi feito por um guia excepcional que ensinou cada detalhe sobre a cidade, desde fatos artísticos até fatores políticos. À noite, no jardim de Gonzaga, os professores e adolescentes fizeram um sarau com direito a uma lua cheia  e a uma energia incrível. 

No outro dia, o destino foi a Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada no Rio São Francisco, onde foi o momento do professor Hilton, de física, dar seu aulão sobre fontes de energia com foco nas hidrelétricas. Foi possível verificar as turbinas da instalação e uma sala de controle antiga, que hoje não é mais utilizada

No último passeio (4/07), todos se dirigiram para o Santuário do Caraça, em Catas Altas. O dia começou com uma trilha de dois quilômetros até uma pequena cachoeira. Durante os percursos, os professores de biologia (Fernando, Lúcio e Kazuo) deram explicações detalhadas sobre a fauna e flora do local. Para encerrar o dia, visitaram a Igreja do Santuário e o antigo Colégio do Caraça

Por fim, os estudantes produziram um diário de viagem com todo o conteúdo que aprenderam ao longo das visitas pedagógicas. Além do conhecimento adquirido, o passeio foi muito importante para a absorção de cultura, entender mais sobre o próprio país e para a socialização dos adolescentes. E, ainda, os alunos puderam criar laços maiores com os professores. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo