Voto para presidentes do comitê e primeiro projeto de lei
Noticia por Bernardo Versiani em 03 de maio de 2024
Publicado por Pedro Henrique Garcia Eleuterio
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias iniciou-se com a votação para a definição da chapa que presidirá a sessão. A chapa vencedora é composta pelo presidente João Leão (DEM), e suas duas vices: Clara Campos (PSDB) e Sofia Todorov (PSOL).
A sessão começou com os deputados discutindo o projeto de lei proposto pela representante do PSDB, Clara, que sugeriu a instituição do dia nacional do estudante do Ensino Médio, datado de 20 de agosto.
O primeiro a discursar foi o relator Ariel Schneider (PMDB), que foi a favor do projeto de lei. Ele argumentou que os estudantes do ensino médio sofrem uma pressão diária vinda do ambiente escolar e são merecedores dessa homenagem. A partir disso, o deputado Guilherme Hoff (DEM) e o Rafael De Paula (Democratas) se posicionaram como fundamentalmente contra. Dessa forma, os deputados afirmaram que a data proposta pela deputada, dia 20 de agosto, é também o dia do mosquito, que possui o objetivo crucial de conscientização quanto aos mosquitos vetores de doenças. Com isso, argumentaram que a implementação do dia 20 de agosto como o dia nacional do estudante do Ensino Médio ofuscaria a causa originalmente difundida no dia. Após a discussão, os outros delegados também foram contra o projeto de lei, que por fim não foi aprovado.