O debate sobre os profissionais públicos de segurança.
Notícia por Ingrid Marques em 04 de maio de 2024
Publicado por Giovanna Bernardes
Comitê: comissão de segurança pública e combate ao crime organizado
A quinta sessão da Comissão de Segurança Pública começou com o debate do projeto de lei do deputado Alexandre Maia do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) o qual visa proteger juridicamente os profissionais públicos de segurança definidos como “verdadeiros herois do país”, pela deputada Manuella Brasil do PP (Partido Progressista).
A primeira a se opor ao PL foi a deputada Isadora Macedo, do PT (Partido dos Trabalhadores), salientando que o projeto protege os profissionais da segurança que compõem as milícias. No entanto, Alexandre Maia, autor do projeto, esclareceu à deputada que esses trabalhadores só seriam atendidos por essa lei caso o acidente ocorresse durante o exercício profissional.
Ao final, os deputados Marco Antônio Neto e Pedro Gabriel Araújo, ambos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), se expuseram a favor do projeto e, logo em seguida, o PL foi aprovado. Dessa forma, o debate sobre os profissionais de segurança seguiu para o próximo projeto de lei do deputado Ulisses Meia, do Partido Liberal (PL), o qual defende o direito do Batalhão de Operações Especiais de assassinar, caso necessariamente. Tal projeto sofreu represálias dos partidos de esquerda, principalmente do deputado Marco Antônio Neto que definiu esse projeto de leo como “uma carta de omissão do Estado”.