O caps, é suficiente?

Reportagem por Maria Eduarda Abramides em 3 de maio de 2024


Publicado por Giovanna Bernardes

comitê:CDT- Comissao de Turismo e Desporto

Discussão sobre a insuficiência do SUS em relação a vícios e jogos ilegais. 

  Em um primeiro momento, Deputados discutiram a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, visando o vício em jogos de azar, sendo o CAPS (centro de atenção psicossocial) o principal órgão citado. O primeiro projeto de lei, proposto pelo deputado Deusdedit de Lima, do PL, buscou aumentar o investimento no CAPS, tirando a ideia de criar um novo órgão de assistência psicossocial, proposta por partidos esquerdistas.

  O Deputado da esquerda, Luca Oliveira, do PT, citou em uma de suas falas, a legalização de drogas, abrindo uma discussão com o deputado João Pedro Morais, de direita, que relatou o desvio do tema. O Deputado do PL refutou a colocação sobre uso de drogas, no comitê de turismo e desporto, e afirmou que o CAPS é totalmente capaz de lidar com todas as doenças causadas por jogos, o que seria um assunto do primeiro projeto de lei.

  Contudo, o deputado João Pedro Morais, propôs novamente que o projeto de lei, número um, é essencial, já que o SUS busca ajudar a população brasileira, e o mais sensato seria criar um projeto que investisse nesse sistema de apoio e na realocação de verba. Após algum tempo de debate, foi decidido a aprovação do primeiro projeto de lei. 

Gostou? Compartilhe!
Pular para o conteúdo