Verdadeiras causas das enchentes
Reportagem por Maria Eduarda Abramides em 28 de agosto de 2024
Publicado por Amanda Velasco
29 de abril de 2024, o Rio Grande do Sul amanheceu em desespero, o estado estava alagado, a água cobria carros e expulsava pessoas de casa, uma imensa devastação ocorreu . Chuvas fortes atingiram a região, e esta foi determinada como a principal causa do desastre. Porém, diversos fatores interferiram para que chegasse ao ponto absurdo que estava, fatores naturais e antrópicos carregam grande culpa.
Como citado anteriormente, outros fatores naturais, sem ser as Chuvas intensas devido ao El Niño, que aquece os oceanos e aumenta a instabilidade, causaram a enchente. Ventos fortes que desestabilizam o tempo, correntes de umidade da Amazônia e do norte do país, onda de calor no centro do país que impede a frente fria de avançar para o sul são igualmente culpados. Porém nenhum desses fenômenos tinham agido com tanta intensidade, acredita-se, que as atitudes do homem agrave prejudicialmente a natureza.
A falta de cuidado com o meio ambiente, não é levada muito a sério, no Brasil porém, com a situação do Rio Grande sul começaram a perceber falhas em diversas funções humanas. Problemas com a manutenção dos diques de prevenção de enchentes, ausência de planos de ação voltados para as mudanças do clima, ocupação indevida das margens dos rios Investimento em atividades agrícolas que alteram a vegetação nativa e fragilizam os solos, são exemplos de ações antrópicas que levaram a problemática ambiental.
Muitas soluções foram propostas, como sistemas de drenagem, monitoramento, obras de contenção e dentre outras. Porém, isso são medidas preventivas, os moradores desejavam uma medida imediata, uma boa solução, seria o bombeamento de água de volta para o rio. Para que qualquer solução fosse tomada, seria necessário ajuda do governo e um alto investimento. A luta pelo Rio Grande do Sul é constante e espera-se que cada vez mais as pessoas se conscientizem e ajudem.