Socorro, eu não sei o que fazer!
Reportagem por Isadora Macário em 10 de setembro de 2024
Publicado por Lahaina Lunna
https://images.app.goo.gl/9EMzJyXn9PL7ehho8
A biotecnologia é uma área relativamente nova da biologia que usa tecnologia para conseguir um produto final envolvendo seres vivos, ela é tão ampla que podemos falar sobre cervejas até vacinas. Nosso professor de biologia Lucas Arrais foi aluno da primeira turma do curso na UNB e contou que sua escolha foi influenciada pela sua vontade de trabalhar em laboratório somada com o gosto pela biologia e a recém inauguração do curso. Se você é alguém que tem ideias invasoras, tem vontade de pesquisar, de estar em um laboratório ou até se interessa por negócios, a biotecnologia pode ser uma de suas opções.
Ao entrar no curso pode se preparar para matérias dos mais diversos assuntos. Apesar de ter foco majoritário na biologia, durante a graduação você terá cálculo 1, aulas de química e até física. Para o Lucas, as piores aulas foram as de botânica, por não ver tanto nexo com o curso, e a de evolução, por ser dada em um nível muito básico. Já suas favoritas foram bioquímica, biologia molecular e as aulas práticas, além da engenharia bioprocessos e da genética, a qual tinha um professor excepcional. Aproveitando que ele citou um professor, decidi perguntar sobre quão bons são eles, o Arrais me disse que encontrou de tudo, ruins, bons, péssimos, excelentes e até malucos. Existem inúmeras opções de estágios na UNB e, com a inauguração do prédio de biotecnologia, cria-se também a esperança de conectar empresas privadas com alunos por meio dos laboratórios. Durante seu tempo na universidade, o Lucas teve a chance de fazer quatro estágios, sendo dois na bioquímica, um na patologia molecular e um na biologia molecular.
Para os que terminam o curso, o caminho mais comum é a biologia molecular, mas podem atuar também em indústrias farmacêuticas, de saúde, ambiental, empresas de biotecnologia, startups, pesquisas governamentais ou universitárias. Quando vamos falar de remuneração, como já é senso comum, pesquisadores são extremamente desvalorizados no Brasil e ganham mal, mas, ao fazer uma pós-graduação, o salário aumenta consideravelmente. Contudo, se você quer ganhar bem rapidamente, aconselho escolher outra área de atuação ou outro curso.
Se você pesquisar mais profundamente e ainda estiver com dúvida, escolha biologia e se especialize depois, uma vez que é o curso mais amplo e te trará um pouco de conhecimento sobre tudo. Ao perguntar sobre o futuro da biotecnologia, essa foi a resposta que eu recebi do nosso professor: “quando eu entrei na faculdade falavam que era a profissão do futuro e anos depois eu ainda acredito na afirmação. Não é a profissão do presente ela ainda está se desenvolvendo, ainda não é almejada ou reconhecida, mas eu espero que seja”. No final, o entrevistado afirma que não se arrependeu, apesar de não trabalhar na área, ele ganhou muito mais do que perdeu, saiu com uma visão mais ampla, mercadológica e aplicada da biologia e com uma nova forma de pensar.