A internet é uma das tecnologias mais importantes da atualidade, tendo que ser cada vez mais universal e rápida. Para a realização disso, a STARLINK já está colocando em prática o seu ambicioso projeto, podendo tornar-se a nova fase dos meios de comunicação.
A Starlink, da SpaceX, fundada por Elon Musk, está realizando o lançamento de vários satélites em órbita para o fornecimento de internet, sendo mais rápida e com menos interferências do que as usadas comumente, além de serem mais abrangentes do que as atuais.
Atualmente a empresa possui mais de mil satélites em órbitas com altitude entre 350 km e 1150 km, sendo que ela pretende colocar mais de 42 mil satélites ao redor do globo. O projeto promete alcançar todas as áreas do planeta com a mesma qualidade, contendo até 1Gb/s ou mais em breve, com atualmente até 100Mb/s.
Dessa maneira, sem a necessidade de cabos e de antenas gigantes em terra para transmitir a internet, a STARLINK consegue chegar em locais mais afastados, como áreas rurais e distantes dos centros urbanos, onde, em sua maioria, não recebem ou não chegam boas internets. Portanto, com essa nova forma, não haverá local sem internet no mundo, tendo também a possibilidade de transportar facilmente a sua internet para qualquer lugar.
Os sinais da STARLINK também podem passar direto pelas censuras de regimes autoritários, livrando a população local dessa “restrição”.
Com esse gigantesco avanço na tecnologia de rede, a informação poderá chegar aonde antes era muito difícil, avançando o conhecimento de muitos lugares isolados e melhorando o transporte com/do acesso à internet. E a melhor parte é: isso já é o atual da Humanidade.