11 de setembro, valendo uma bolsa de 100% no pré-PAS
Mas por que mais uma competição? Por que a gente precisa de mais uma?
Bom, existem muitos motivos pelos quais essas competições são interessantes, e quero começar com aquele que diz respeito a nós, o professor e os alunos. Muitas vezes, as competições de matemática são exigentes (e elas têm que ser!), mas essa, em especial, tem a característica de ter sido elaborada pensando nos estudantes que nós temos na escola. Não esperem uma prova simples, nem fácil. Mas podem esperar uma prova que foi construída com a proposta de tentar extrair de cada estudante seu melhor. É isso o que ela tem de mais diferente das demais. Ah, claro, e o prêmio, que é uma bolsa integral para o pré-PAS para o primeiro lugar geral. Bom, né? Você compete, resolve bons problemas de matemática e, de quebra, conquista uma bolsa importante pro seu futuro.
Aqui vai mais um motivo pra você aderir à nossa competição: os conteúdos que vão aparecer na prova são velhos conhecidos seus, absolutamente nada de novo. O que muda, porém, é o tipo de raciocínio exigido para resolvê-los, porque é preciso mais de criatividade do que outras coisas. É isso mesmo que você leu, elencamos problemas que tenham linguagem simples, mas que exigem que você pense um pouquinho fora da caixinha pra conseguir resolver. E isso é ótimo.
Esse estímulo à criatividade é um dos principais pontos positivos da participação nessas competições do conhecimento. De forma geral, toda e qualquer competição desse tipo, no mundo todo, tem como vocação primeira o despertar do interesse, em cada estudante, pelo estudo, pelo conhecimento e pela ciência. Sim, pela ciência! Achou relevante? Pois é, é muito importante que mais uma geração de brasileiros cresça sabendo que devemos sim dar importância àquilo que leva o país ao progresso. Sabendo que a matemática, pra usar como exemplo, vai além daquilo que a gente aprende na sala de aula todo dia, tentando propor e resolver problemas interessantes, tentando mesmo pensar, é assim que aos poucos vamos aprendendo (guardadas as devidas proporções) como a ciência anda. E a valorizar o conhecimento. E, sobretudo, a pensar.
Pra terminar, queria dizer uma palavrinha sobre o lugar especial que essas competições têm na minha vida pessoal. Eu comecei a participar desse tipo de coisa quando eu tinha 11 anos, 13 anos atrás. Na escola, eu tive a oportunidade de fazer (e fiz) algumas vezes a OBM, a OBMEP, participei da olimpíada de Biologia, de Astronomia, até do campeonato de soletração eu participei. Eu lembro de tudo isso com muito carinho, porque, olhando pra trás, dá pra ver que a curiosidade da criança que eu fui foi moldada e incentivada a crescer, o que é muito legal! E essas experiências, entre muitas outras, me levaram a querer ser professor. Vai que se preparar e competir na O1 te ajuda a moldar seu jeito de estudar e aprender?
E aí, vamos participar?
Essa competição acontecerá no dia 11 de setembro, das 14h às 17h30. A folha de questões estará disponível na página da Turma Olímpica de Matemática, no Google Classroom, a partir de 14h pontualmente. As respostas devem ser entregues até às 17h30. Não precisa fazer inscrição prévia, no formulário com as respostas haverá um campo para preencher seu nome, e isso conta como inscrição.
Nesse dia, cada estudante deverá fazer o download do arquivo diretamente da página na internet. Não é necessário imprimir o arquivo, só se quiser. A prova consiste de 12 questões objetivas e 3 questões subjetivas. Na mesma página que a prova estiver, nós teremos um formulário onde cada estudante deve preencher as respostas das questões objetivas. As questões subjetivas devem ser resolvidas, fotografadas e anexadas em um local específico do formulário, mas todo esse processo pode ser feito pelo celular mesmo. Lembrem-se de verificar se as fotos estão legíveis, tudo bem? Para quem quiser uma dica de como fazer o envio usando o computador, você pode fotografar as resoluções com seu celular, enviar pelo whatsapp para alguém da sua família, por exemplo, abrir o whatsapp pelo computador, baixar as imagens e anexar ao formulário.
Cada questão objetiva terá um valor de 5 pontos, caso seja respondida corretamente. Caso contrário, cada resposta errada desconta 2 pontos da nota final. Cada questão subjetiva tem valor de 20 pontos, divididos em 3 itens cada, com seus pontos divididos de maneira proporcional à dificuldade de cada item. As questões subjetivas não possuem fator de correção, então tentem resolver! A nota máxima a ser atingida é de 120 pontos. A correção será feita de forma rápida, e na segunda-feira, dia 14 de setembro, teremos o resultado final.
O estudante que conseguir a maior nota terá direito a uma bolsa integral no pré-PAS do Único! Também será disponibilizado, na página da Turma Olímpica, um documento com os conteúdos que você pode revisar pra fazer a prova. Se quiser uma sugestão, eu aconselho a baixar as listas de exercícios que estão lá anexadas nas aulas, e resolver um a cada três exercícios. Tem solução pra tudo lá, é só procurar nas aulas. Quem quiser, também pode baixar as listas, ler os exercícios, ler algumas soluções, fiquem à vontade. Mas estudem! E participem.
Posso contar com vocês? Não deixem de participar!
Atenciosamente,
João Papalardo.
Avisos: Todos os conteúdos mencionados na lista abaixo estão presentes nas aulas gravadas e registradas
no tópico Turma Olímpica de Matemática do Google Sala de Aula. Todos os estudantes têm acesso às aulas. Além delas, há listas de exercícios extensas sobre cada conteúdo, todas elas com resolução comentada e detalhada de todos os problemas. Uma dica é, por exemplo, assistir as aulas e tentar resolver metade dos exercícios: apenas os ímpares, ou qualquer outra coisa à sua escolha. Bons estudos e boa sorte!
Ementa de conteúdos para a Olímpiada Única de Matemática – O1:
Teoria dos Números: Noções de Divisibilidade, Algoritmo de Euclides, Números Primos e Fatoração,
MMC, MDC, Divisores e Múltiplos.
Fatoração e Produtos Notáveis: Fatorações Algébricas comuns, como diferença de quadrados, diferença
de cubos, binômios de Newton, manipulações algébricas em geral.
Combinatória: Princípio Fundamental da Contagem, uso de Fatoriais, Permutações, Permutações
Circulares, Arranjos, Combinações, Problemas de contagem com repetição, Princípio da Inclusão e
Exclusão, Princípio da Casa dos Pombos.
Probabilidade: Formas tradicionais de cálculo de probabilidades, Probabilidade Binomial, Probabilidade
Condicional.
Geometria: Ângulos e Paralelismo, Desigualdade Triangular, Triângulos: Teorema de Pitágoras, Leis dos
Senos e Cossenos, Relações métricas no triângulo retângulo, pontos notáveis, Teoremas da Bissetriz
Interna e Externa, Teorema de Tales, Propriedades Gerais dos Quadriláteros, Polígonos Regulares,
Objetos na circunferência: ângulos, potência de ponto, Áreas de Figuras Planas e Princípio de Cavalieri,
Inscrição e Circunscrição de Figuras.
Lógica: problemas de lógica formal.
Sobre a aplicação da prova:
A prova deverá ser baixada no dia e horário propostos e realizada em até 3 horas. As soluções das questões objetivas devem ser preenchidas no formulário anexo às atividades, e as soluções das questões discursivas devem ser fotografadas e enviadas através do próprio Google Sala de Aula. Serão aceitas apenas respostas enviadas no mesmo dia da aplicação. Sobre as premiações: O candidato de maior nota terá direito a uma bolsa integral no curso de pré-PAS, para o segundo semestre de 2020.